Politicas educacionais e a qualidade da educação nos municipios fluminenses: alguns recortes

Adailda Gomes de Oliveira

Resumo


Este artigo apresenta o mapeamento da situação educacional dos municipios fluminenses, a partir da analise do Plano de Acoes Articuladas (PAR), implementado em 2007 pelo MEC, destacando as demandas municipais em diferentes areas educacionais. Em veio complementar, o trabalho aborda, procedendo a uma analise multivariada, ajustando um modelo de regressao linear, como as diferencas nas medias de desempenho em Matematica para o quinto ano do Ensino Fundamental podem ser explicadas pelas politicas educacionais implementadas nos municipios. Os achados do estudo apontam que a gestao das politicas educacionais e um tema a ser considerado e perseguido de perto pela agenda politica, bem como destacam a relevância de pesquisas que investiguem a associação entre tais politicas e a evolução dos indicadores educacionais.

Palavras-chave


Qualidade da Educação; Politicas Educacionais; Plano de Acoes Articuladas (PAR)

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