Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versão impressa ISSN 0104-4036
Resumo
BAUER, Adriana e SOUSA, Sandra Zákia. Indicadores para avaliação de programas educacionais: desafios metodológicos. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2015, vol.23, n.86, pp. 259-284. Epub Mar-2015. ISSN 0104-4036. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362015000100010.
Este artigo discute as estratégias metodológicas utilizadas para enfrentar o desafio de estabelecer indicadores para compor a avaliação de impacto de um programa de formação de professores em serviço, o Programa Letra e Vida. Este programa foi implementado na rede de ensino do Estado de São Paulo, no período de 2003 a 2006, com o propósito de aprimorar a prática de professores alfabetizadores atuantes nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Antecedendo a discussão procedimental, é apresentada, com base em contribuições da literatura, a noção de indicador, seus tipos e propriedades, bem como os aspectos políticos e técnicos – que estão subjacentes à definição de indicadores – que possam subsidiar a avaliação de programas educacionais.
Palavras-chave : Indicadores educacionais; Avaliação de programas; Formação de professores.
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