“O que e o bom resultado?” Indagando o sentido da avaliação e suas articulacoes curriculares

Rita de Cassia Prazeres Frangella, Juliana Camila Barbosa Mendes

Resumo


Esta reflexão desdobra-se de pesquisa que interroga a produção de politicas curriculares no Municipio do Rio de Janeiro, discutindo as conexoes e articulacoes entre as demandas da rede e as demandas locais de cada escola, dando especial atencao à coordenação pedagogica como espaco de articulação/produção curricular. Em meio às analises do corpus empirico da pesquisa, a relação entre curriculo e avaliação, num cenario de cultura de testagem, foram sendo postos em destaque os sentidos de uma pratica avaliativa e sua relação com a produção curricular. Assim, problematizamos os deslocamentos de sentidos que sao ressignificados e hegemonizados na produção da politica curricular que tem a avaliação como dimensao instituinte de uma politica calcada na prescricao de qualidade atrelada a um discurso de accountability.


Palavras-chave


Avaliação; Accountability; Politica curricular; Qualidade

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002600982

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