A influencia do genero nas salas de aulas de ciencias: um estudo com docentes e estudantes de 9º ano

Margarida Sofia Oliveira, Pedro Rocha Reis, Luis Alexandre da Fonseca Tinoca

Resumo


Integrando uma investigação mais vasta sobre a influencia do genero no ensino e na aprendizagem das ciencias, procede-se aqui à analise dos dados obtidos a partir de questionarios aplicados a estudantes de 9º ano (com idades de 14 a 15 anos) e docentes de ciencias. Procurou-se conhecer quais os modos de aprendizagem preferidos por estudantes e quais as estrategias de ensino desenvolvidas por docentes de ciencias. Conclui-se que, apesar de se registarem algumas diferencas entre mocas e mocos, estas diferencas se tornam mais acentuadas quando se comparam as preferencias manifestadas dentro de cada um destes grupos ou quando se comparam as preferencias do grupo de estudantes com as práticas docentes.


Palavras-chave


Genero; Estereotipo; Ensino das ciencias; Estrategias de ensino e aprendizagem

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002500969

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