Avaliação de docentes do ensino superior: um estudo de caso

Roberto Guimaraes Boclin

Resumo


O estudo se propoe pesquisar a qualidade do desempenho docente com base na informação dos alunos, em cursos do Instituto de Ciencias Sociais Aplicadas da Universidade Veiga de Almeida-UVA: Administração, Ciencias Contabeis, Comunicação Social, Servico Social, Turismo e Seqüenciais de Gestao Empresarial, Gestao Imobiliaria, Gestao de Marketing Estrategico e de Tecnicas de Propaganda e Marketing. Adota como principio que um número elevado de variaveis incidindo sobre um único criterio, no caso o desempenho docente, pode oferecer um resultado qualitativo apreciavel (STAKE, 1974). A metodologia foi inspirada em pesquisa semelhante realizada por Maria Elba Dantas Pereira e Joao Crisostomo de Morais, da Universidade Federal da Paraiba, no segundo semestre de 2000, com alunos e docentes do curso de Arquitetura.

Palavras-chave


Indicadores; Avaliação; Ensino superior; Avaliação qualitativa; Singularidade; Subjetividade

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362004000400004

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