Praticas e comportamentos de lideranca na gestao dos recursos humanos escolares

Andreia Rubina da Conceicao Costa, Antonio V. Bento

Resumo


Num mundo globalizado e complexo em que o capital humano assume centralidade em tematicas associadas à lideranca das organizacoes escolares e consequente Gestao de Recursos Humanos, urge perceber que percecoes tem os liderados, pessoal docente e nao docente, acerca das práticas e comportamentos da lideranca do Diretor escolar. Esta pesquisa de natureza mista, privilegiou como estrategia metodologica o estudo de caso, incidindo sobre uma Escola Basica dos 2º e 3º Ciclos da Regiao Autonoma da Madeira. Foi administrado, ao pessoal docente e nao docente da escola, o questionario LPI - Observer (Leadership Practice Inventory) de Kouzes e Posner. A analise de conteúdo recaiu sobre o Projecto Educativo de Escola e o Plano Anual de Escola. Concluiu-se que, na opiniao dos inquiridos, as práticas de lideranca que deverao ser privilegiadas por um lider eficaz sao “Permitir que os outros ajam” e “Encorajar a vontade”.

Palavras-chave


Organizacoes escolares; Gestao de recursos humanos; Lideranca; Praticas de lideranca

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/10.1590/S0104-40362015000300006

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