Fatores relevantes no processo de permanencia prolongada de discentes nos cursos de graduação presencial: um estudo na Universidade Federal do Espirito Santo
Resumo
A permanencia prolongada no ensino superior e a condicao em que o estudante demanda um tempo maior do que o previsto na matriz curricular para conclusao do curso. Na Universidade Federal do Espirito Santo, 52,2% dos estudantes que deveriam se formar nos semestres de 2007/2 a 2012/1 ficaram retidos. O objetivo desta pesquisa foi identificar os fatores associados à retencao nos cursos de graduação presenciais visando propor acoes institucionais para reduzir o problema. A metodologia consistiu em comparar dois grupos de alunos, os retidos e os formados, por meio de um modelo de regressao logistica. Os resultados apontaram 21 fatores intervenientes no processo, dos quais os mais relevantes foram o “coeficiente de rendimento acumulado”, o “número de reprovacoes”, a “relação candidato/vaga no vestibular”, a “area do conhecimento do curso”, o “desempenho na segunda etapa do vestibular” e o “trancamento de curso”.
Palavras-chave
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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362015000400009
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