Efeitos diferenciados de práticas pedagogicas no aprendizado das habilidades de leitura

Lúcia Helena Gazolis de Oliveira, Alicia Bonamino

Resumo


Este artigo discute a associação entre práticas pedagogicas declaradas pelos professores e o aprendizado de diferentes habilidades de leitura. Foram pesquisados aproximadamente 17 mil alunos e 600 professores do 2º e do 3º anos do ensino fundamental, utilizando-se Modelos Lineares Hierarquicos. A investigação mostrou efeitos diferenciados das práticas conforme o ano escolar e a habilidade em questao: no 2º ano, o estilo de alfabetizar enfatizando silabas e palavras descontextualizadas apresentou correlação negativa com o aprendizado do codigo de leitura e de localizar informações, enquanto a leitura silenciosa e em voz alta apresentou correlação positiva com o aprendizado dessas habilidades; no 3º ano, a enfase em copia, ditado e caligrafia teve correlação negativa com o aprendizado de todas as habilidades investigadas e a leitura realizada pelo professor foi a pratica que mais agregou conhecimento aos alunos entre todas as habilidades.


Palavras-chave


Habilidades de leitura; Efeitos de práticas de leitura; Escalas de leitura; Modelagem multinivel

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