Escola e logicas de accao organizacional: contributos teoricos para uma analise sociologica da organização educativa
Resumo
Numa agenda teorica decorrente do modelo politico que acentua a importância dos jogos de poder, interesses, conflitos, estrategias e coligacoes dos actores no quotidiano organizacional, a identificação e compreensao das logicas de accao ou dos "mundos" que norteiam a accao emerge num registo mais actual que reafirma a pertinencia deste modelo analitico no estudo das organizacoes educativas em geral e na escola em particular. O presente artigo procura reflectir sobre os pressupostos teoricos do modelo politico de analise organizacional, centralizando duas focalizacoes estruturais do mesmo: a) a diferenciação vs complementaridade da abordagem sistemica e estrategica de Crozier e Friedberg (1977); b) a proposta de um exercicio de articulação entre a perspectiva teorica da escola das convencoes e o modelo politico.
Palavras-chave
Referências
AFONSO, N. A reforma da administracao escolar: a abordagem politica na analise organizacional. Lisboa: Instituto de Inovacao Educacional, 1994.
AMBLARD, H. et al. Les nouvelles approches sociologiques des organisations. Paris: Editions du Seuil,1996.
BACHARACH, S. Notes on a political theory of educational organizations. In: WESTOBY, A. (Ed.). Culture and power in educational organizations. Milton Keynes, England: Open University Press, 1988.
BACHARACH, S.; MUNDELL, B. Politicas organizacionais nas escolas: micro, macro e logicas de accao. In: SARMENTO, M. J. (Org.). Autonomia da escola: politicas e praticas. Porto: Edicoes ASA, 1999.
BALL, S. La perspectiva micropolitica en el analisis de las organizaciones educativas. In: SALLAN, J.; MARCOS, S. (Coord.). Organizacion escolar: nuevas aportaciones. Barcelona: Colleccion Universitas, 1993.
BERNOUX, P. A sociologia das organizacoes. Porto: Res, [198-].
______. Sociologie des organisations: les nouvelles approches. In: CABIN, P. (Ed.). Les organizations: etat des savoirs. Auxerre: Sciences Humaines, 1999.
BLASE, J. The micropolitical perspective. In: BLASE, J. (Ed.). The politics of life in schools. Newbury Park : Sage Publications, 1991.
BOLTANSKI, L.; THEVENOT, L. De la justification: les economies de la grandeur. Paris: Gallimard.1991.
COSTA, J. A. Imagens organizacionais da escola. Porto, PT: Asa, 1996.
CROZIER, M. ; FRIEDBERG, E. L'acteur et le systeme. Paris: Èditions du Seuil.1977.
DELAMONT, S. Interaccao na sala de aula. Lisboa : Livros Horizonte, 1987.
DEROUET, J. Ecole et justice: de l'egalite des chances aux compromis locaux?. Paris: Editions Metailie, 1992.
______. O funcionamento dos estabelecimentos de ensino em Franca: um objecto cientifico em redefinicao. In: BARROSO, J. (Org.). O estudo da escola. Porto: Porto Editora, 1996.
DEROUET, J.; DUTERCQ, Y. L'etablissement scolaire, autonomie locale et service public. Paris: ESF Editeur,1997.
DUBET, F. Sociologia da experiencia. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.
ESTEVAO, C. Educação, justica e autonomia: os lugares da escola e o bem educativo. Porto: Asa, 2004.
______. Justica complexa e educacao: as gramaticas da justica em educacao. Revista Brasileira de Politica e Administracao da Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 11-26, 2001a.
______. Justica e educacao. Sao Paulo: Cortez Editora, 2001b.
______. Redescobrir a escola privada portuguesa enquanto organizacao. Braga: Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Educação e Psicologia, 1998.
FRIEDBERG, E. O poder e a regra: dinâmicas da accao organizada. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.
GOMES, R. Culturas de escola e identidades dos professores. Lisboa : Educa, 1993.
GONZALEZ GONZALEZ, M. T. Perspectivas teoricas recientes en organizacion escolar: una panoramica general. In: ESCUDERO, J. M.; GONZALEZ GONZALEZ, M. T. Professores y escuela: ? hacia una reconversion de los centros y la funcion docente? Madrid: Ediciones Pedagogicas, 1994.
GREENFIELD, W. The micropolitics of leadership in na urban elementary school. In: BLASE, J. (Ed.). The politics of life in schools. Newbury Park : Sage Publications, 1991.
HOYLE, E. Micropolitics of educational organizations. In: WESTOBY, A. (Ed.). Culture and power in educational organization. Milton Keynes, England: Open University Press, 1988.
KLEINE-KRACHT, S.; WONG, K. When district autority intrudes upon the local school. In: BLASE, J. (Ed.). The politics of life in schools. Newbury Park : Sage Publications, 1991.
LIMA, L. Construindo um objecto: para uma analise critica da investigacao portuguesa sobre a escola. In: BARROSO, J. (Org.). O estudo da escola. Porto: Porto Ed., 1996.
______. A escola como organizacao: uma abordagem sociologica. Sao Paulo: Cortez, 2001.
______. A escola como organizacao e a participacao na organizacao escolar. Braga: Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Educação e Psicologia, 1998.
MARSHALL, C. The chasm between administrator and theacher cultures: a micropolitical puzzle. In: BLASE, J. (Ed.). The politics of life in schools. Newbury Park : Sage Publications, 1991.
MORGAN, G. Imagens da organizacao. Sao Paulo: Atlas, 1996.
SANTOS, B. S. Pela mao de Alice: o social e o politico na pos-modernidade. Porto: Afrontamento, 1999.
SARMENTO, M. Logicas de accao nas escolas. Lisboa: IIE, 2000.
SILVA, D. Logicas de accao em contexto de autonomia: estudo das representacoes docentes de um agrupamento de escolas do ensino basico. 2004. Dissertacao (Mestrado)-Universidade do Minho, Braga, 2004.
SIMON, H. A. Administration et processus de decision. Paris: Economica, 1983.
WEBER, M. Conceitos sociologicos fundamentais. Lisboa: Edicoes 70, 1997. (Nova Biblioteca).
______. Economia e sociedade. Brasilia, DF: Edicoes Universidade de Brasilia, 1991.
______. Fundamentos da sociologia. Lisboa: Res, 1983.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)