A pesquisa-ação como instrumento de analise e avaliação da pratica docente
Resumo
Palavras-chave
Referências
BARBIER, R. A pesquisa-acao. Traducao Lucie Didio. Brasilia, DF: Plano Editora, 2002. [ Links ]
BOURDIEU, P. A economia das trocas lingüisticas: o que falar quer dizer. Traducao Sergio Miceli et al. Sao Paulo: Edusp, 1996. [ Links ]
______. A economia das trocas simbolicas. Traducao Sergio Miceli et al. 5. ed. Sao Paulo: Perspectiva, 1998a. [ Links ]
______. O poder simbolico.Traducao Fernando Tomaz. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998b. [ Links ]
______. A profissao de sociologo: preliminares epistemologicas. Traducao Guilherme J. de Freitas Teixeira. Petropolis, RJ: Vozes, 1999. [ Links ]
______. Razoes praticas: sobre a teoria da acao. Campinas, SP: Papirus, 1997. [ Links ]
CANARIO, R. Os estudos sobre a escola: problemas e perspectivas. In: BARROSO, J. O estudo da escola. Porto, PT: Porto Editora, 1996. p. 121-149. [ Links ]
DEROUET, J. L. O funcionamento dos estabelecimentos de ensino em Franca: um objecto cientifico em redefinicao. In: BARROSO, J. O estudo da escola. Porto, PT: Porto Editora, 1996. p. 61-85. [ Links ]
DESROCHE, H. Entreprendre d'apprendre: d' une autobiographie raisonnee aux projets d' une recherche-action. Paris: Editions Ouvrières, 1990. [ Links ]
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em tres artigos que se complementam. 33. ed. Sao Paulo: Cortez, 1997. [ Links ]
MORIN, E. O Metodo 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999. [ Links ]
PIMENTA, S. G. A didatica como mediacao na construcao da identidade do professor: uma experiencia de ensino e pesquisa na licenciatura. In: ANDRE, M. E. D. A.; OLIVEIRA, M. R. N. S. (Org.). Alternativas do ensino de didatica. Campinas, SP: Papirus, 1997. p. 37-69. [ Links ]
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-acao. 7. ed. Sao Paulo: Cortez, 1996. [ Links ]
______. Pesquisa-acao nas organizacoes. Sao Paulo: Atlas, 1997. [ Links ]
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)