Cultura organizacional no contexto escolar: o regresso à escola como desafio na reconstrução de um modelo teorico

Leonor Lima Torres

Resumo


A partir de um registo sociologico e organizacional, procura-se debater as potencialidades heuristicas da problematica da cultura organizacional para a compreensao do funcionamento quotidiano das organizacoes escolares, designadamente a partir da reflexão em torno de tres dimensoes analiticas: as relacoes entre a "estrutura" (formal) e "accao" (informal) e entre o "exterior" (fora) e o "interior" (dentro) da escola; a natureza multiforme e dinâmica inerente aos processos de construção e reconstrução da cultura; a diferenciação teorica e conceptual entre "cultura escolar" e a "cultura organizacional escolar", enquanto realidades sociologicas de alcance e natureza distintas. Em tracos gerais, convoca-se o modelo teorico construido no âmbito da dissertação de doutoramento (TORRES, 2004) sobre a problematica da cultura organizacional no contexto da escola pública.

Palavras-chave


Cultura organizacional; Cultura escolar; Sociologia das organizacoes educativas; Sociologia da accao e da experiencia social e escolar

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