Impactos de politicas de avaliação institucional: um estudo de caso no sistema de ensino naval brasileiro

Ana Ivenicki, Natalia Morais C. B. de Aguiar

Resumo


O presente artigo trata de um estudo de caso referente à avaliação institucional no Sistema de Ensino Naval, a partir de uma perspectiva multicultural que busca trabalhar as tensoes inerentes ao processo avaliativo, levando em conta a missao institucional da Marinha, sua especificidade identitaria e cultural, as influencias hibridas entre discursos do SINAES e os da qualidade total em educação e a necessidade de reconhecer a diversidade cultural nela propria inerente, como organização multicultural. Concluimos, sugerindo que o olhar multicultural pode ajudar na compreensao de possiveis caminhos pelos quais a avaliação institucional possa avancar no processo de crescimento de instituicoes e atores educacionais.

Palavras-chave


Avaliação institucional; Sistema de Ensino Naval Brasileiro; SINAES; Multiculturalismo; Marinha do Brasil

Referências


BRASIL. Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliacao da Educação Superior – SINAES, e da outras providencias. Legislacao, Brasilia, DF, 2004. Disponivel em: http://www.inep.gov.br/download/superior/2004/Legislacao /LEI_n10861_14_4_04_SINAES.doc. Acesso em: 16 abr. 2007. [ Links ]

BRASIL. Lei nº. 11.279, de 9 de fevereiro de 2006. Dispoe sobre o ensino na Marinha. Casa Civil, Brasilia, DF, 2006. Disponivel em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11279.htm >. Acesso em: 17 abr. 2007. [ Links ]

CANEN, A. G.; CANEN, A. Organizacoes multiculturais: logistica na corporacao globalizada. Rio de Janeiro: Ciencia Moderna, 2005. [ Links ]

CANEN, A. Avaliando a avaliacao a partir de uma perspectiva multicultural. Educação Brasileira: revista do CRUB, Brasilia, DF, v. 27, n. 54, p. 95-114, 2005. [ Links ]

______. Institutional evaluation, knowledge and multiculturalism: some ways ahead in Brazilian Higher Education. Current Issues in Comparative Education, v. 6, n. 1, 2004. Disponivel em: . Acesso em:

CANEN, A.; CANEN, A. G. Rompendo fronteiras curriculares: o multiculturalismo na educacao e outros campos do saber. Curriculos sem Fronteiras, [S. l.], v. 5, p. 40-49, jul./dez. 2005. [ Links ]

DIAS SOBRINHO, J. Sobre a proposta do Sistema Nacional de Avaliacao da Educação Superior (SINAES). Avaliacao: revista da Rede de Avaliacao Institucional da Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 113-124, 2004. [ Links ]

GUBA, E.; LINCOLN, Y. Uma abordagem naturalista para a avaliacao: o amadurecimento da avaliacao. In: SANDERS, J. (Org). Introducao à avaliacao de programas sociais: coletânea de textos. Sao Paulo: Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social, 2003. [ Links ]

INEP. Sistema Nacional de Avaliacao da Educação Superior: da concepcao à regulamentacao. 2. ed. ampl. Brasilia, DF, 2004. [ Links ]

MARINHA DO BRASIL. Diretoria de Ensino da Marinha. DEnsM-1001. Coletânea das relacoes de tarefas tecnico-profissionais do Corpo de Pracas da Armada e do Corpo Auxiliar de Pracas. Rio de Janeiro, 2005a. [ Links ]

MARINHA DO BRASIL. Diretoria de Ensino da Marinha. DEnsM-2001. Manual de Avaliacao do Sistema de Ensino Naval. Rio de Janeiro, 2005b. [ Links ]

MARINHA DO BRASIL. Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha. DGPM-101 (3a revisao). Normas para os cursos e estagios do Sistema de Ensino Naval (SEN). Rio de Janeiro, 2000. [ Links ]

______. Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha. DGPM-101 (4a revisao). Normas para os cursos e estagios do Sistema de Ensino Naval (SEN). Rio de Janeiro, 2005c. [ Links ]

______. Estado-Maior da Armada. EMA-131 (1a revisao). Manual de gestao contemporânea da MB. Rio de Janeiro, 2002. [ Links ]

PENNA FIRME, T. Avaliacao: tendencias e tendenciosidades. Ensaio: avaliacao de politicas públicas em avaliacao: revista da Fundacao Cesgranrio, Rio de Janeiro, v.1, n. 2, p. 5-12, 1994. [ Links ]

RISTOFF, D. I. Principios do Programa de Avaliacao Institucional. Avaliacao: revista da Rede de Avaliacao Institucional da Educação Superior, Campinas, SP, n. 1, v. 1, p. 47-53, 1996. [ Links ]


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank