Educação, Política e Transformação: Avaliação, Inclusão e Inovação em Tempos de Reconstrução Social
Referências
BALL, S. J. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: estudos sobre a reforma educacional e as condições de escolarização. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2017.
COTTA, T. C.; PAIVA, M. M. Políticas públicas e avaliação educacional no Brasil: desafios e perspectivas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 40, e020229, 2019.
DIAS, É.; RAMOS, M. N. A educação e os impactos da Covid-19 nas aprendizagens escolares. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 30, n. 117, p. 859–870, 2022.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
GUIMARÃES, F. C.; FINARDI, K. R. Internationalization and English as a Medium of Instruction in Brazil: Insights from the English without Borders Program. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 21, n. 2, p. 317–343, 2021.
KNIGHT, J. Updating the definition of internationalization of higher education. International Higher Education, Chestnut Hill, n. 102, p. 2–3, 2020.
LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
NUSSBAUM, M. C. Not for profit: why democracy needs the humanities. Princeton: Princeton University Press, 2011.
SANTOS, B. de S.; MENESES, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul: contextos e desafios. Coimbra: Almedina, 2020.
SIMÕES, G. Avaliação educacional: fundamentos, políticas e práticas. São Paulo: Cortez, 2019.
SUPOVITZ, J. A.; HEMPHILL, A. A.; MANGHANI, O.; WATSON, C. Cogs of inequity: how structural inequities impeded school efforts to support students and families at the outbreak of the COVID-19 pandemic. Equity in Education & Society, Londres, v. 3, n. 3, p. 224–239, 2024.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 Sidney Luiz de Matos Mello

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.




Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação



