Desafios do ensino superior em educação fisica: consideracoes sobre a politica de avaliação de cursos

Ana Lúcia Padrao dos Santos, Antonio Carlos Simoes

Resumo


O crescimento do ensino superior no Brasil apresenta números significativos, especialmente pela participação do setor privado. Os cursos de graduação em Educação Fisica integram este contexto ao apresentar um crescimento de aproximadamente quatrocentos por cento (400%) de 1991 a 2004. Neste sentido o maior desafio e ajustar a oferta à manutencao da qualidade. Como em outras areas a solução encontrada tem sido a regulação governamental atraves de processos de avaliação de instituicoes, cursos e alunos. Contudo, neste periodo a propria area sofreu grandes transformacoes como a regulamentação da profissao, o surgimento de novas areas de atuação, a criação dos conselhos de Educação Fisica e finalmente mudancas nas proprias diretrizes curriculares nacionais, que ainda apresentam algumas indefinicoes. Neste cenario de ampla transformação a avaliação governamental para credenciamento de novos cursos e renovação de credenciamento dos cursos ja existentes precisa ser analisado cuidadosamente atraves de um extenso processo de dialogo entre todos os envolvidos nos cursos de graduação em Educação Fisica.

Palavras-chave


Educação superior; Educação fisica; Avaliação; Politicas educacionais

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