Proposta de um modelo referencial de gestao de indicadores de qualidade na instituicao universitaria

Nilsa Maria Guarda Canterle, Fabio Favaretto

Resumo


O presente artigo procura desenvolver um modelo referencial de gestao que capte os determinantes da qualidade na universidade, uma vez que esta, cada vez mais tem sido desafiada, a demonstrar qualidade no seu desempenho. Do ponto de vista do problema, a pesquisa se caracteriza como predominantemente qualitativa e do ponto de vista dos seus objetivos como exploratoria e descritiva. Quanto ao ponto de vista da linha de raciocinio, o procedimento foi a construção de um modelo, sendo que as tecnicas utilizadas, enquanto conjunto de procedimentos praticos da pesquisa, foram a pesquisa bibliografica e documental. Os dados foram obtidos a partir de fontes secundarias, estando a pesquisa centrada no estudo de doze modelos de qualidade na universidade, relatados na literatura, nos quais buscaram-se as semelhancas entre um conjunto de universidades e, ao mesmo tempo, tentou-se entender suas singularidades. O processo de coleta e analise dos dados permitiu identificar a ocorrencia de eventos associados à qualidade nas instituicoes pesquisadas, bem como obter uma descricao dos indicadores essenciais ao desenho de um modelo de gestao universitaria mais proximo da realidade. O modelo desenvolvido e orientado pelos elementos caracteristicos da qualidade e, pactuado no dialogo, potencializa a avaliação como elo de feedback para a garantia e melhoria da qualidade. De formato simples, o modelo propicia uma forma eficaz de agir sobre a qualidade.

Palavras-chave


Gestao universitaria; Avaliação; Qualidade

Referências


BRASIL. Constituicao (1988). Constituicao da República Federativa do Brasil. 10. ed. Brasilia, DF: Câmara dos Deputados, Coordenacao de Publicacoes, 1998. [ Links ]

______. Lei nº 9.131, de 24 de novembro de 1995. Altera dispositivos da Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961 e da outras providencias. Diario Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasilia, DF, 25 nov. 1995. Disponivel em: . Acesso em: 18 ago. 2008. [ Links ]

______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diario Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasilia, DF, 23 dez. 1996. Disponivel em: . Acesso em: 15 dez. 2006. [ Links ]

BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliacao da Educação Superior - SINAES e da outras providencias. Diario Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasilia, DF, 15 abr. 2004. Disponivel em: . Acesso em: 18 ago. 2008. [ Links ]

BROVETTO, J. Los nuevos desafios en Educacion Superior em America Latina. In: SEMINARIO INTERNACIONAL REFORMA E AVALIACAO DA EDUCACAO SUPERIOR: tendencias na Europa e na America Latina, 1., 2005, Sao Paulo. Anais... Brasilia, DF: INEP, 2005. [ Links ]

BUARQUE, C. A refundacao da universidade. Brasilia, DF: ABEMES Ed., 2005. (Serie Grandes depoimentos). [ Links ]

CASASSUS, J.; ARANCIBIA, V.; FROEMEL, J. E. Laboratorio Latinoamericano de Evaluacion de la calidad de la educacion. Revista Ibero-Americana de Educação, Madrid, n. 10, enero/abr. 1996. [ Links ]

CONEAU. Lineamientos para la avaluacion institucional. Buenos Aires, 1997. [ Links ]

CONFERENCIA MUNDIAL SOBRE O ENSINO SUPERIOR NO SECULO XXI: visao e acao, 1., 1998, Paris. Anais... Brasilia, DF: UNESCO, 1998. [ Links ]

CONTANDRIOPOULOS, A. P. et al. Saber preparar uma pesquisa. Sao Paulo: Hucitec, 1999. [ Links ]

DAVIES, J.; LOCKWOOD, G. Universities: the managment challenge. Philadelphia: NFER-NELSON, 1985. [ Links ]

FELIX, L. P. M. A educacao como um bem público: perspectiva da regulacao do ensino superior no estado de parceria. Brasilia, DF; MEC, SeSu, 2003. Disponivel em: . Acesso em: 9 ago. 2006. [ Links ]

FINNIE, R.; USHER, A. Measuring the quality of post-secondary education: concepts, current practices and a strategic plan. Ottawa: Canadian Policy Research Networks Inc., 2005. [ Links ]

GASPARETTO, A. Avaliacao institucional: processo doloroso de mudanca, a experiencia da UESC, Ilheus Bahia. Avaliacao: revista da Rede de Avaliacao Institucional da Educação Superior, Campinas, ano 4, n. 3, set. 1999. Disponivel em: . Acesso em: 25 nov. 2006. [ Links ]

HARVEY, L.; KNIGHT, P. T. Transforming Higher Education. Buckingham: SRHE: Open University Press, 1996. [ Links ]

HAWORTH, J. G.; CONRAD, C. F. Reenfoque de la evaluacion de la calidad en relacion con el aprendizaje de los estudiantes. San Francisco, CA: Jossey Bass Publishers, 1996. (New Directions for Institutional Research; No. 92). [ Links ]

INEP. Orientacoes gerais para o roteiro de auto-avaliacao das instituicoes. Brasilia, DF, 2004a. [ Links ]

INEP. SINAES: da concepcao à regulamentacao. 2. ed. ampl. Brasilia, DF, 2004b. [ Links ]

JOHNSON, S.; RUSH, S. C. Reinventing the university: managing and financing institutions of Higher Education. New York: John Wiley & Sons Inc., 1995. [ Links ]

JONES, S. Measuring the quality of Higher Education: linking teaching quality measures at the delivery level to administrative measures at the university level. Quality in Higher Education, London, v. 9, n. 3, Nov. 2003. [ Links ]

JULIATTO, C. I. A universidade em busca da excelencia: um estudo sobre a qualidade da educacao. 2. ed. Curitiba: Champagnat, 2005. [ Links ]

MARCOVITCH, J. A universidade (im)possivel. Sao Paulo: Futura, 1998. [ Links ]

MERGEN, E.; DELVIN, G.; WIDRICK, S. M. Quality management applied to higher education. Total Quality Management & Business Excellence, v. 11, n. 3, May 2000. [ Links ]

MUNASINGHE, L.; JAYAWARDENA, P. Continuous quality improvement in Higher Education: a model for Sri Lanka. Quality in Higher Education, London, v. 5, n. 1, 1999. [ Links ]

PORTO, C.; REGINER, K. O ensino superior no mundo e no Brasil: condicionantes, tendencias e cenarios para o horizonte 2003-2025. Brasilia, DF: Macroplan, 2003. [ Links ]

ROSENTHAL, E. A proposito da qualidade do ensino superior no Brasil: anais de dois encontros. Brasilia, DF: Conselho Federal de Educação, 1982. [ Links ]

ROYERO, J. Contexto mundial sobre la evaluacion en las instituciones de educacion superior. Revista Iberoamericana de Educação, Madrid, 10 sept. 2002. Disponivel em: . Acesso em: 15 dez. 2006. [ Links ]

SRIKANTHAN, G.; DALRYMPLE, J. F. Developing a holistic model for quality in higher education. Quality in Higher Education, London, v. 8, n. 3, p. 215-224, Nov. 2002. [ Links ]

TAM, M. Measuring quality and performance in higher education. Quality in Higher Education, London, v. 7, n. 1, p. 47-54, Jan. 2001. [ Links ]

TUCCI, M.; CELLESI, L. Higher Education quality in Florence University: first analysis of a self assessment model implementation. Florence, Italy: Florence University, 2006. [ Links ]

WATTY, K. When will academics learn about quality? Quality in Higher Education, London, v.9, n. 3, Nov. 2003. [ Links ]


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank