AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE PERMANENCIA DOS DISCENTES NOS CURSOS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS NO BRASIL

Ana Cristina Nogueira Maia, Antônio Mauro De Souza Uchôa Júnior, Jair Andrade de Araujo

Resumo


Este artigo analisa o impacto do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) na permanência dos estudantes de Ciências Agrárias nas universidades públicas brasileiras no período pós-pandêmico. Utiliza-se dados do Censo da Educação Superior de 2022 e a metodologia dose-resposta, o estudo investiga como a intensidade da participação no PNAES afeta as taxas de evasão. Os resultados indicam uma relação não linear entre a proporção de estudantes beneficiados pelo PNAES e a taxa de evasão, revelando que, embora o programa seja essencial, enfrenta limitações que foram exacerbadas pelas condições socioeconômicas desafiadoras do período pós-pandêmico. A pesquisa sugere a necessidade de uma ampliação e reformulação do PNAES para atender de forma mais eficaz as demandas emergentes e garantir a inclusão e a permanência dos estudantes no ensino superior.

Palavras-chave


Educação; Ensino Superior; Ciências Agrárias

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SciELO

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