Revisão sistemática da literatura sobre o Novo Ensino Médio (2017-2023)

Monica Ribeiro Silva, Alvaro Chrispino, Thiago Brañas de Melo

Resumo


O estudo teve como objetivo realizar revisão sistemática de publicações sobre o Novo Ensino Médio desde 2017 até agosto de 2023, buscando conhecer como a comunidade acadêmica do campo educacional se posicionou acerca do tema. Para a busca eletrônica foram pesquisados artigos nas bases de dados SciELO, Educ@ e em 14 número temáticos, utilizando como descritores as palavras-chave Novo Ensino Médio, Reforma do Ensino Médio, MP 746, Lei 13.415 e suas variações linguísticas. Foram catalogados título, autor e instituição de vínculo, periódico, ano de publicação e palavras-chaves. Foram selecionados 139 artigos de 40 periódicos, que somam 479 palavras-chave sendo 164 sem repetição com 231 autores vinculados a 90 instituições diferentes. A análise “topográfica” do tema indicou a predominância de alguns assuntos, os quais foram submetidos à análise qualitativa.


Palavras-chave


Novo Ensino Médio; Reforma do ensino médio; Revisão sistemática; Análise de redes sociais.

Texto completo:

SciELO

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