Avaliação da implementação de políticas públicas em educação: O caso do CAPES PrInt na UFRJ
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo contribuir para a produção científica de políticas públicas dedicadas a compreender os desafios da implementação e o hiato existente entre o planejado e o executado, permitindo gerar reflexões sobre o aperfeiçoamento desse processo. Para tal, esse trabalho se utilizou de uma abordagem qualitativa de pesquisa através do estudo do caso. Como resultados, 8 categorias analíticas foram geradas de forma a mapear os pontos de atrito encontrados durante o processo de implementação do CAPES PrInt na UFRJ: (1) autonomia administrativa, (2) gestão dos recursos financeiros, (3) sobrecarga dos recursos humanos das instituições de ensino superior, (4) relatórios e metodologias de avaliação, (5) alternância das regras no meio do percurso, (6) questões conjunturais externas, (7) institucionalização da internacionalização, e a (8) centralização da comunicação.
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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação


