Ética, Inclusão e Interculturalidade em Educação
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
SciELOReferências
APPLEYARD, Brian. Brave New Words: Genetics and the Human Experience. Harper Collins, 2000 ISBN 0-00-6551440 London.
ARISTOTLE Nicomaquean Ethics in Complete Works. Oxford University. UK 1985
BALANDIER, Georges. Quelques remarques sur l’interdisciplinarité bioantrhopologique: Inegalité et societé in Morin, Edgar & Piattelli-Palmarini, Massimo (org.). L’Unité de l’Homme p.508-512. Ed. Seuil Paris 1974
BAUMAN, Zigmunt. Ética Pós-Moderna. Ed. Paulus São Paulo. 1997
BOBBIO, Norberto. O Conceito de Sociedade Civil. Ed. Graal. Rio de Janeiro, 1994.
BONDAN, Daisy, WERLE, Flávia & SAORIN, Jesus. Educação inclusive no Brasil e Espanha: discussão conceitual in ENSAIO Avaliação e Políticas Públicas em Educação p.438-457 n115 v 30 abril/junho 2022 Rio de Janeiro
BRITO, Daniela Honório de Sousa. Educação Integral na perspectiva Ética-filosófica de Jacques Maritain' Dissertação de Mestrado em Educação. Faculdade de Educação/Biblioteca do CFCH. UFRJ. 2023
CANDAU, Vera Maria. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de Pesquisa v.46 n.161 p.802-820 jul./set. 2016
DECLARAÇÃO Mundial sobre Educação para Todos. Jontien, Tailândia, 1990 disponível em
https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990 acesso em 07 de março de 2024
DECLARAÇÃO de Salamanca, Espanha. 1994 Disponível em
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf
acesso em 06 de março de 2024
FRANCISCO, Marian, HARTMAN, Maria & WANG, Ye. Inclusion and Special Education
Educ. Sci. 10, 238; doi:10.3390/educsci10090238 www.mdpi.com/journal/education 2020
HALL, Stuart Hall, Stuart. A questão multicultural. In: Da diáspora: identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG 2003
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4535599/mod_resource/content/1/HALL%2C%20Stuart.%20Da%20Di%C3%A1spora%20-%20identidade%20e%20media%C3%A7%C3%B5es%20culturais.pdf
IVENICKI, Ana. Novos tempos em Educação? Desafios multiculturais. ENSAIO Avaliação e Políticas Públicas em Educação. p 1-7 n 118 v 31 RJ 2023
IVENICKI, Ana. A Escola e seus Desafios na Contemporaneidade. ENSAIO: Avaliação e Políticas Públicas em Educação p1-8 v 27 n 102 RJ 2019
IVENICKI, Ana. Multiculturalismo e formação de professores: dimensões, possibilidades e desafios na contemporaneidade. ENSAIO: aval. pol. públ. educ. p.1151-1163 v 26 n 100 Jul-Set 2018
LINO, Glaucya Maria Lopes. Educação para a Paz por meio de Virtudes para Crianças em Situação de Risco. Dissertação de Mestrado em Educação PPGE/UFRJ Rio de Janeiro Biblioteca CFCH 2018
LORIERI, Marco Antônio. Relações Interculturais, Ética e Educação in Trama Interdisciplinas. São Paulo v 10 n 2 p 18-30 jul/dez 2019 https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/12502
acesso em 05 março 2024
MARITAIN, J. Humanisme Integral. Ed. Fernand Aubier, Paris 1936
MORIN, Edgard. Ethique La Méthode 6. Ed Seuil, Paris 2004
PERELMAN, Chaim. Ethique et Droit. Editions de l’Université de Bruxelles. Bélgica, 1990
RICOEUR, Paul. Le Conflit des interprétations. Essais d’hermeneutiqye. Ed. Seuil, Paris 2004
SANSONE, Livio. Multiculturalismo, Estado e Modernidade – As Nuanças em Alguns Países Europeus e o Debate no Brasil in DADOS Revista de Ciências Sociais p. 535-556 v. 46, n 3, RJ 2003
SANTOS, M. P. Práticas de Inclusão em Educação: Dicas para Professores. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Educação Subsecretaria de Ensino: Coordenadoria de Educação
https://ihainforma.files.wordpress.com/2010/09/monica-pereira-dos-santos-praticas-de-inclusao-em-educacao1.pdf 2016 Acesso em 02 02 2024
SANTOS, Mônica P. Educação Inclusica: redefinindo a Educação Especial in Ponto de Vista, n ¾ p. 103-118 Florianópolis 2002
https://periodicos.ufsc.br/index.php/pontodevista/article/view/1402
SANTOS, Mônica Pereira; SENNA, Manoella. Políticas de Inclusão em Educação: Discutindo a Importância da Formação de Gestores para a Diversidade - Educação: Teoria e Prática. v. 30, n.63. 2020 p 1-17. Rio Claro, SP eISSN 1981-8106 - http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s13642
SANTOS, Mônica Pereira; Lima, Carolina Barreiros; Oliveira, Renato José. Articulações sobre Ética e Inclusão a partir do contexto de uma Escola do Governo. Revista Educação v 43 n 1 jan-abr POA 2002
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/30721/19698
SCHWABSKY, Nitza. Multicultural and Democratic Curriculum in Alt, Dorit & Reingold, Roni (ed.) Changes in Teachers’ Moral Role p. 93-105. Sense Publishers. Netherlands, 2012.
SEIFERT, Josef. O que é e o que motiva uma ação moral? Revista Presença Filosófica, v. XXI, n. 1-2, p. 140-151. 1996
SONNIER, Tyshee, STEVENSON Claire, MILLER Joshua. Pursuing Inclusion and Justice while affirming the Mental Health of marginalized students. Journal of Communication Pedagogy, v. 6, p.263-270, 2022 https://scholarworks.wmich.edu/jcp/vol6/iss1/19/ acesso 14 03 2024
STEIN, Edith On the Problem of Empathy. Translated by Waltraut Stein. The Collected Works of Edith Stein. V 3 ICS Publications. Washington DC. 1989
SUCUPIRA, Newton. Um Humanismo Brasileiro, seu conteúdo e seu papel como ideário educacional in Simpósio Educação para o Brasil. Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Recife. INEP. MEC p. 1- 11 e anexos 1960
SUCUPIRA-LINS, Maria Judith da Costa. Ética e Inclusão em Educação. Canal Youtube. 2024a
https://www.google.com/search?q=sucupira+lins+inclus%C3%A3o&rlz=1C1FKPE_pt-PTBR1092BR1092&oq=sucupira+lins+inclus%C3%A3o&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIHCAEQIRigAdIBCDg2ODdqMGo3qAIAsAIA&sourceid=chrome&ie=UTF-8#fpstate=ive&vld=cid:4daa24c2,vid:Yb1MmPaW58M,st:0 acesso em 08 março 2024
SUCUPIRA-LINS, Maria Judith da Costa. Ética, Interculturalidade e Educação. Canal Youtube. 2024b https://www.youtube.com/watch?v=rD2pwiN_G7A
acesso em 28 março 2024
VERMA, Gajendra, K. Teaching about Equality, Inequality and Cultural Diversity. Keynote Address at the International Congress on Intercultural Education p.1-19 University of Jyväskylä, Finland, 1999
VON HILDEBRAND, Dietrich. Ethics. 1.ed. Chicago: Franciscan Herald Press, 2020.
VON HILDEBRAND, Dietrich. The Art of Living. Hildebrand Project. University of Steubenville, Ohio 2017
VON HILDEBRAND, Dietrich. Nature of Love. St Agustin Press, Indiana 2009
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.




Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação



