Politica de ensino para a prevencao da violencia: Tecnicas de ensino que podem contribuir para a diminuicao da violencia escolar

Alvaro Chrispino, Tais Conceicao dos Santos

Resumo


O presente trabalho focaliza o conflito escolar como fruto da massificação da escola, que permitiu o ingresso de estudantes com diferentes origens, valores e culturas, na concretização do direito de uma escola para todos. A manifestação do conflito surge da diferenca nao trabalhada pela escola. Indica os movimentos realizados no campo das politicas educacionais e os esforcos para definir e implantar uma escola pacifica e uma aula pacifica. Apresenta tres tecnicas de ensino que contribuem para a diminuicao da violencia escolar com seus fundamentos e possiveis variacoes.


Palavras-chave


Mediação de conflito escolar; Ensino e mediação de conflito; Prevencao da violencia escolar

Referências


BELMAR, A. M. El juego de rol: recurso metodologico para la resolucion de conflictos escola-res. In: VINYAMATA, E. (Coord.). Aprender del conflicto: conflictologia y educacion. Barce-lona: Grao, 2003.

CABALLERO, A. Transformar los conflictos: una apuesta. Tarbiya: revista de Investigacion e Innovacion Educativa, Madrid, n. 25, p. 95-106, 2000.

CARVALHO, W. L. P. et al. Estudo do impacto socio-ambiental causado pela construcao das usinas hidroeletricas da regiao de Ilha Solteira. In: PINHO, S. Z.; SAGLIETTI, J. R. C. (Org.). Núcleos de ensino. Sao Paulo: Ed. Unesp, 2006. Disponivel em: . Acesso em: 23 fev. 2011.

CHEMEN, S. Que puede hacer la escuela com la violencia. . In: IMBERTI, J. Violencia y escue-la: miradas y propuestas concretas. Buenos Aires: Paidos, 2006.

CHRISPINO, A. Os cenarios futuros como consenso social: do contrato social ao universo edu-cacional. RBEP, Brasilia, DF, v. 82, n. 200/201/202, p. 40-56, jan./dez. 2001a.

______. Cenarios futuros e os cenarios em educacao: um exemplo aplicado à educacao media. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Ja-neiro, Rio de Janeiro, 2001b.

______. Os cenarios futuros para a educacao. Rio de Janeiro: FGV, 2009a.

______. Ciencia, tecnologia e sociedade. Rio de Janeiro: CEFET/RJ, UAB, 2009b. Curso de Especializacao em Educação Tecnologica: modulo 3.

______. Gestao do conflito escolar: da classificacao dos conflitos aos modelos de mediacao. En-saio: avaliacao e politicas públicas em educacao, Rio de Janeiro,

v. 15, n. 54, p. 11-28, jan./mar. 2007.

______. Proibicao do fumo: decisao pessoal ou social?. [S. l.]: OEI, 2005. Curso a distância: mo-dulo 6. Disponivel em: . Acesso em: 23 fev. 2011.

CHRISPINO, A.; CHRISPINO, R. S. P. A judicializacao das relacoes escolares e a responsabili-dade civil dos educadores. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 58, mar. 2008. Disponivel em: . Acesso em: 19 fev. 2011.

CHRISPINO, A.; CHRISPINO, R. S. P. Politicas educacionais de reducao da violencia: media-cao do conflito escolar. Sao Paulo: Biruta, 2002.

CHRISPINO, A.; DUSI, M. L. H. M. Uma proposta de modelagem de politica pública para a reducao da violencia escolar e promocao da Cultura da Paz. Ensaio: avaliacao e politicas públicas em educacao, Rio de Janeiro, v.16, n. 61, p. 597-624, out./dez. 2008.

DINIZ, M. B.; ARRAES, R. A. “Tragedia dos comuns” e o exemplo da pesca da lagosta: abor-dagens teoricas. Belem, PA, [1999?]. Disponivel em: . Acesso em: 16 nov. 2008.

ESTEVE, J. M. Mudancas sociais e funcao docente. In: NOVOA, A. (Org.). Profissao professor. Porto, PT: Porto, 1995.

FARIAS, C. R. O.; CARVALHO, W. L. P. O direito ambiental na sala de aula: significados de uma pratica educativa no ensino medio. Ciencia & Educação, Bauru, SP, v. 13, n. 2,

p. 157-174, 2007.

FIERRO, M. C. Escuelas que construyen respons-habilidad em convivencia escolar. In: FURLAN, A. et al. (Comp.). Violencia en los centros educativos: conceptos, diagnosticos e in-tervenciones. Buenos Aires: Noveduc, 2010.

FLECHSIG, K.-H.; SCHIEFELBEIN, E. (Ed.). 20 Modelos didacticos para America Latina. Washington, D.C.: OEA, 2003. Disponivel em: . Acesso em: 13 jul. 2008.

FRANKL, V. E. Em busca de sentido: um psicologo no campo de concentracao. Petropolis: Vo-zes, 1991.

GALVAO, A. et al. Violencias escolares: implicacoes para a gestao e o curriculo. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, 2010, v. 18, n. 68, p. 425-442, 2010. Disponivel em:

. Acesso em: 19 fev. 2011.

GONCALVES, M. A. S. et al. Violencia na escola, praticas educativas e formacao do professor. Cadernos de Pesquisa, Sao Paulo, v. 35, n. 126, p. 635-658, 2005. Disponivel em:

. Acesso em: 21 nov. 2008.

HEREDIA, R. A. S. Enfoque global de la escuela como marco de aplicaciona de los programas de resolucion de conflitos. In: BRADONI, F. (Comp.). Mediacion escolar. Buenos Aires: Paidos, 1999.

IANNI, N. D. La complexa tarea de construir un sistema de convivencia en la escuela. Ensaios y Experiencias: psicologia en el campo de la educacion, Buenos aires, n. 35, p. 65-76, 2000.

JAPIASSU, H.; MARCONDES, D. Dicionario basico de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T. Como reducir la violencia en las escuelas. Buenos Aires: Paidos, 2004.

LIPMAN, M.; SHARP, A. M.; OSCANYAN, F. S. La filosofia en el aula. Madrid: Ed. de la Torre, 1992.

MIGUEZ, D. (Comp.).Violencias y conflitos em las escuelas: aproximaciones a uma problematica actual. Buenos Aires: Paidos, 2008.

MORA, J. F. Dicionario de filosofia. Sao Paulo: Martins Fontes, 1993.

MYERS, D. G. Psicologia social. Rio de janeiro: LTC, 2000.

NATO, A. M.; QUEREJAZU, M. G. R.; CARBAJAL, L. M. Mediacion comunitaria: conflictos em el escenario social urbano. Buenos Aires: Editorial Universidad, 2006.

ONETTO, F. Climas educativos y prognosticos de violencia: condiciones institucionales de la convivencia escolar. Buenos Aires: Ediciones Novedades Educativas, 2004.

POLAK, F. L. The image of the future. Amsterdam: Elsevier Scientificn Publishing Co., 1961.

REIS, P. R. A escola e as controversias sociocientificas: perspectivas de alunos e professores. Lisboa: Escolar Ed., 2008.

SCHVARSTEIN, L. La mediacion escolar em contexto. In: BRADONI, F. (Comp.). Mediacion escolar. Buenos Aires: Paidos, 1999.

SINGER, B. D. The future focused role image. In: TOFFLER, A. (Org.). Learning for tomor-row. Westminster, MD: Random House, 1974.

SOUZA, L. K. O debate de dilemas morais na universidade. Psicol. esc. educ., Campinas, SP, v. 12, n. 1, p. 169-183, 2008. Disponivel em:

. Acesso em: 21 nov. 2008.

ZEHR, H. Trocando as lentes: um novo foco sobre o crime e a justica. Sao Paulo: Palas Athena, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank