Avaliação educacional: o estado do conhecimento da Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação (1993-2008)

Regilson Maciel Borges, Adolfo Ignacio Calderon

Resumo


Este artigo aborda o estado do conhecimento da produção cientifica na area de avaliação educacional veiculada pela Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação, um dos principais periodicos disseminadores da produção cientifica brasileira na area da avaliação da educação. De um universo de 418 textos publicados pela Revista, no periodo de 1993 a 2008, foram selecionados 204 artigos sobre avaliação educacional, identificando-se: eixos tematicos predominantes, paises de origem, procedencias institucionais, distribuicoes regionais e tendencias existentes em termos das metodologias de pesquisa adotadas. Constatou-se que a Revista em questao e uma publicação essencialmente brasileira, destacando-se pela grande concentração de artigos que abordam a avaliação educacional em nivel institucional, com prevalencia significativa dos estudos de cunho teorico e maior concentração de produção cientifica em instituicoes do eixo Rio de Janeiro-Minas Gerais, bem como do Ceara, este último fora da regiao sudeste do pais.


Palavras-chave


Avaliação educacional; Estado do Conhecimento; Revista Ensaio

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