POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CUIABÁ/MT

Jucileia Nascimento de Oliveira, Danilo Garcia da Silva

Resumo


Neste texto direcionamos para os processos avaliativos nos anos iniciais de Ensino Fundamental. Objetivamos evidenciar a concepção de avaliação presente nos documentos que embasam o ensino público municipal de Cuiabá, mais precisamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Baseamo-nos na análise de fontes documentais constituídas por: Política Educacional Escola Sarã; Política Educacional Escola Cuiabana; Plano Municipal de Educação, entre outros. Os documentos apontavam para uma avaliação centrada na classificação, mas que no decorrer de suas atualizações passam a propor um processo avaliativo qualitativo e reflexivo, visando romper com o caráter classificatório e excludente. Entretanto, em documentos atuais notamos contradição ao que vem sendo exposto quando evidencia-se a redução de todo um processo a um único instrumento avaliativo ao final de cada bimestre ou, no caso da Prova Cuiabá, semestre, mensurando o desempenho dos alunos por meio de uma única dimensão, bem como regulando o trabalho docente frente à mecanismos de controle.


Palavras-chave


processos avaliativos; Ensino Fundamental; prova Cuiabá; políticas de avaliação.

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