Uma re-analise dos resultados do PISA: Problemas de comparabilidade

Ruben Klein

Resumo


Neste artigo apresenta-se um problema de comparabilidade de resultados entre aplicacoes do Pisa, em alguns paises, em diversos anos e entre paises. Esse problema ocorre porque a idade escolar de cada pais nao e considerada e porque nao ha uma regra para a data de aplicação da prova em relação aos anos letivos de cada pais. A mudanca de data da aplicação em um pais modifica a composicao do alunado entre as series, tornando os universos nao comparaveis. Analisa-se com detalhes o caso do Brasil e mostra-se que os universos de 2000 e 2009 nao sao comparaveis. Analisa-se tambem alguns outros paises, entre eles Luxemburgo e Chile, que, juntos com o Brasil, foram destacados como tendo a maior evolução de desempenho desde 2000. Em Luxemburgo, nao houve melhoria de desempenho de 2003 para 2009 e e preciso investigar porque os resultados de 2000 e 2003 sao tao diferentes. O Chile apresenta melhoria de desempenho, mas provavelmente nao tao grande quanto o apontado.

Palavras-chave


Pisa; Comparabilidade; Idade escolar; Composicao do alunado por serie; Proficiencia

Referências


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