Uma re-analise dos resultados do PISA: Problemas de comparabilidade

Ruben Klein

Resumo


Neste artigo apresenta-se um problema de comparabilidade de resultados entre aplicacoes do Pisa, em alguns paises, em diversos anos e entre paises. Esse problema ocorre porque a idade escolar de cada pais nao e considerada e porque nao ha uma regra para a data de aplicação da prova em relação aos anos letivos de cada pais. A mudanca de data da aplicação em um pais modifica a composicao do alunado entre as series, tornando os universos nao comparaveis. Analisa-se com detalhes o caso do Brasil e mostra-se que os universos de 2000 e 2009 nao sao comparaveis. Analisa-se tambem alguns outros paises, entre eles Luxemburgo e Chile, que, juntos com o Brasil, foram destacados como tendo a maior evolução de desempenho desde 2000. Em Luxemburgo, nao houve melhoria de desempenho de 2003 para 2009 e e preciso investigar porque os resultados de 2000 e 2003 sao tao diferentes. O Chile apresenta melhoria de desempenho, mas provavelmente nao tao grande quanto o apontado.

Palavras-chave


Pisa; Comparabilidade; Idade escolar; Composicao do alunado por serie; Proficiencia

Referências


IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilios. Rio de Janeiro, 2011. Disponivel em: . Acesso em: 22 nov. 2011.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Pisa 2003 Data Analysis Manual. Paris, 2005. Disponivel em: . Acesso em: ago. 2011.

______. Pisa 2009 assessment framework: key competencies in reading, mathematics and science. Paris, 2009. Disponivel em:

. Acesso em: ago. 2011.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Pisa 2009 at a Glance. Paris, 2010. Disponivel em: . Acesso em: jul. 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:




Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.
 

SCImago Journal & Country Rank