O curriculo do ensino fundamental como tema de politica pública: a cultura como conteúdo central

Vi­tor Henrique Paro

Resumo


Derivado de estudo mais amplo sobre a estrutura da escola pública fundamental, este artigo examina a questao do curriculo escolar na perspectiva do direito à escolarização elementar, como preocupação das politicas públicas em educação. A partir da analise de dados colhidos em pesquisa de natureza qualitativa, o texto questiona a estreiteza da atual configuração curricular do ensino fundamental, expressa nas proprias avaliações em larga escala patrocinadas pelas politicas educacionais. Conclui pela necessidade de um conteúdo do ensino que, por razoes tecnicas e politicas, nao pode bastar-se em conhecimentos e informações, mas deve expandir-se para a cultura em sentido pleno, como direito universal, que tambem inclui valores, filosofia, crencas, direito, arte, tecnologia, tudo enfim que e produzido historicamente e que precisa compor a formação plena de personalidades humano-historicas.

Palavras-chave


Curriculo escolar; Ensino fundamental; Politicas educacionais; Direito à educação

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