Para que servem os testes de alfabetização?

Joao Batista Araujo e Oliveira, Luiz Carlos Faria da Silva

Resumo


O presente trabalho analisa os testes de alfabetização disponiveis no Brasil à luz da evidencia empirica sobre o tema. O objetivo e verificar quais competencias sao medidas nesses testes, os construtos sobre alfabetização implicitos ou explicitos pelos indicadores e a robustez dos itens em relação aos indicadores.  Os resultados da analise permitem concluir que os diferentes testes usados no Brasil desconhecem a literatura cientifica sobre o tema, nao dialogam entre si e, consequentemente, nao avaliam os mesmos indicadores, nao apresentam validade de construto nem possuem itens suficientes para medir as competencias centrais da alfabetização. Em comum, esses testes compartilham e refletem a confusao conceitual entre os construtos de alfabetização e compreensao.

Palavras-chave


Alfabetização; Testes; Decodificação; Compreensao; Psicometria

Referências


ACADEMIA BRASILEIRA DE CIENCIAS. Relatorio do grupo de trabalho sobre educacao Infantil e alfabetizacao. Rio de Janeiro, 2009.

ADAMS, M. J. Beginning to read: thinking and learning about print. Cambridge: MIT Press, 1990.

BRASIL. Ministerio da Educação. Provinha Brasil: caderno do aluno: teste 1. Brasilia: MEC: SEB: INEP, 2009a. Disponivel em: . Acesso em: 4 nov. 2011.

_____. Ministerio da Educação. Provinha Brasil: matriz de referencia. Brasilia: MEC/INEP, 2009b.

______. Ministerio da Educação. Provinha Brasil: reflexoes sobre a pratica. Brasilia: MEC/INEP, 2º sem. 2009c.

CEARA (Estado). Secretaria de Educação. Relatorio do SPAECE-Alfa 2009. Fortaleza, 2010.

CUTTING, L. E.; SCARBOROUGH, H. S. Prediction of reading comprehension: relative contributions of word recognition, language proficiency, and other cognitive skills can depend on how comprehension is measured. Scientific Studies of Reading, Cameron, v.10, n. 3, p. 277-299, 2006.

DEHAENE, N. Les neurones de la lecture. Paris: Odile Jacob, 2007.

NATIONAL EARLY LITERACY PANEL. Developing Early Literacy. Washington, DC: National Institute for Literacy, 2008.

HOOVER, W. A.; GOUGH, P. B. The simple view of reading. Reading and writing, New York, n. 2, p. 127-160, 1990.

KAHMI, A. G. The case for the narrow view of reading. Language, Speech and hearing Services in Schools, Washington, v. 40, p. 174-17, apr. 2009a.

______. Solving the reading crises: take 2: the case for differentiated assessment. Language, Speech and hearing Services in Schools, Washington, v. 40, p. 212-215, apr. 2009b.

KEENAN, J. M.; BETJEMANN, R. S.; OLSON, R. K. Reading comprehension tests vary in the skills they assess: differential dependence on decoding and oral comprehension. Scientific Studies of Reading, Cameron, v. 12, n. 3, p. 281-300, 2008.

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado da Educação. Boletim pedagogico 16: Proalfa. Belo Horizonte, 2009.

MORAIS, J. A arte de ler. Sao Paulo: UNESP, 1994.

MORAIS, J.; ROBILLARD, G. Apprendre à lire au cycle des apprentissages fondamentaux (GS, CP, CE1): analyses, reflexions et propositions. Paris: Editions Odile Jacob: Centre National de Documentation Pedagogique, 1998.

NATIONAL READING PANEL REPORT. Teaching children to read: An evidence-based assessment of the scientific literature on reading and its implications for reading instruction. Bethesda, MD: National Institute of Child Health and Human Development, 2000.

PEARSON, P. D.; HAMM, D. N. The assessment of reading comprehension: a review of practices – past, present, and future. In: PARIS, S. G.; STAHL, A. (Ed.). Children’s reading comprehension and assessment. Mahwah, NJ: Erlbaum, 2005. p. 13-69.

PERFETTI, C. A. The universal grammar of reading. Scientific Studies of Reading, Cameron, v. 7, n. 1, p. 3-24, 2003.

POLLO, T. C.; TREIMAN, R.; KESSLER, B. Children’s initial spelling strategies: bear is not bigger than ‘mosquito’. In: ANNUAL MEETING, 17., 2010, Berlin. Abstracts… Berlin: Society for the Scientific Study of Reading, 2010. p. 7-10.

POLLO, T. C.; TREIMAN, R.; KESSLER, B. Preschoolers use partial letter names to select spellings: evidence from Portuguese. Applied Psycholinguistics, Cambridge, v. 29, p. 195-212, 2008.

POLLO, T. C.; KESSLER, B.; TREIMAN, R. Statistical patterns in children’s early writing. Journal of Experimental Child Psychology, [S.l.], v. 104, n. 4, p. 410-426, 2009.

RIO GRANDE DO SUL (Estado). Secretaria Estadual de Educação. Matriz de referencia da proposta curricular: leitura e escrita: 1º e 2º anos: projeto para alfabetizacao de criancas com seis e sete anos. Porto Alegre, 2009.

SAO PAULO (Estado). Secretaria Estadual de Educação. Prova de leitura e escrita: 1a. serie. Sao Paulo, 2004.

SEDL. Southern Educational Developmental Laboratory: advancing research, improving education. Disponivel em: . Acesso em: 20 set. 2010.

STANOVICH, K. E. Progress in understanding reading: scientific foundations and new frontiers. New York: Guilford Press, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:




Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.
 

SCImago Journal & Country Rank