Impactos das politicas educacionais nas dinâmicas da organização escolar: reflexoes na perspectiva do professorado de uma rede municipal

Rosane Kreusburg Molina, Rodrigo Alberto Lopes, Helena Soares Achilles

Resumo


Este estudo examina impactos de acoes decorrentes das politicas educacionais na dinâmica da organização escolar, sob a otica de um grupo de professores de uma Rede Municipal de Ensino da Regiao Metropolitana de Porto Alegre. As analises estruturam-se na concepcao de mundo vivido (HABERMAS, 1999, 2001), vida da escola (MCLAREN, 1997) e sociologia da organização escolar (BALL, 1989, 2006). As evidencias foram coletadas mediante analise de documentos, entrevistas semiestruturadas, narrativas escritas e grupo de discussao. Colabora com o estudo um grupo de professores com dez anos de docencia nestas escolas. As reflexoes produzidas dao conta de que, ante as acoes decorrentes das politicas educacionais, a atitude dos professores e de adesao ou dissidencia cuja complexidade, neste estudo, se desmembra em tres dimensoes qualitativas: participação, imaginação e alienação.

Palavras-chave


Politicas educacionais; Organização escolar; Perspectiva docente

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