Impactos das politicas educacionais nas dinâmicas da organização escolar: reflexoes na perspectiva do professorado de uma rede municipal
Resumo
Palavras-chave
Referências
BALL, S. La micropolitica de la escuela: hacia una teoria de la organizacion escolar. Barcelona: Paidos: Mec, 1989.
______. Sociologia das politicas educacionais e pesquisa critico-social: uma revisao pessoal das politicas educacionais e da pesquisa em politica educacional. Curriculo Sem Fronteiras, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 10-32, jul./dez. 2006.
BERGER, P.; LUCKMANN, T. La construccion social de la realitat: un tractat de sociologia del conixement. Barcelona: Herder, 1996.
BOLIVAR, A. La salud de la investigacion en organizacion escolar. Investigacion Educativa y Organizacion Escolar, Madrid, año 7, v. 1, n.4, p.15-22, enero/feb. 2004.
BORDIGNON, G. Sistema Nacional articulado de educacao: o papel dos conselhos de educacao. [S. l.], 2009. Disponivel em:
. Acesso em: 1 nov. 2011.
BOWE, R.; BALL, S.; GOLD, A. Reforming education and changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.
BRASIL. Constituicao (1988). Constituicao [da] República Federativa do Brasil 1988. Brasilia, DF: MEC, 1989.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educacao nacional. Diario Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasilia, DF, 23 dez. 1996.
BRZEZINSKI, I. (Org.). LDB dez anos depois: reinterpretacao sob diversos olhares. Sao Paulo: Cortez, 2008.
DEMO, Pedro. A nova LDB: rancos e avancos. 3. ed. Sao Paulo: Papirus, 1997.
DENZIN, N.; LINCOLN, Y. Strategies of qualitative inquiry. Thousand Oaks: Sage, 2003.
EISNER, E. El ojo ilustrado: indagacion cualitativa y mejora de la practica educativa. Barcelona: Paidos, 1998.
ELIAS, N. Sociologia fundamental. Barcelona: Gedisa, 1999.
GOMES, C. A nova LDB: uma lei de esperanca. Brasilia, DF: Universa, 1998.
GRAMSCI, A. A concepcao dialetica da historia. Rio de Janeiro: Civilizacao Brasileira, 1978.
HABERMAS, J. Era das transicoes. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2001.
______. Teoria de la accion comunicativa I. Madrid: Santillana, 1999.
HALL, S. Who needs identity?. In: HALL. S.; DU GAY, P. (Ed.). Questions of cultural identity. London: Sage, 1996.
KINCHELOE, J.; BERRY, K. Pesquisa em educacao: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.
______. Rigour and complexity in educational research:conceptualizing the bricolage. Berkshire, England: Open University Press, 2004.
KOSIK, K. A dialetica do concreto. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
KRUEGER, R. El grupo de discusion: guia practica para la investigacion aplicada. Madrid: Pirâmide, 1991.
LARRAIN, V. El buen nombre: una investigacion narrative en torno a las experiencias de subjetivacion en la relacion investigadora. 2010. Tese (Doutorado em Educação)- Universidad de Barcelona, Barcelona, 2010.
MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de politicas: uma contribuicao para a analise de politicas educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006.
MCLAREN, P. A vida nas escolas: uma introducao à pedagogia critica nos fundamentos da educacao. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1997.
MELUCCI, A. O jogo do eu: a mudanca de si numa sociedade global. Sao Leopoldo: Unisinos, 2004.
MOSCOVICI, S. Prefacio. In: JOVCHELOVITCH, S.; GUARESCHI, P. Textos em representacoes sociais. Petropolis: Vozes, 1994.
______. A representacao social da psicanalise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
RICOEUR, P. Historia y narratividad. Barcelona: Paidos, 1999.
SARASON, S. El predecible fracaso de las reformas educativas. Barcelona: Octaedro, 2003.
VEIGA, I. (Org.). Projeto politico-pedagogico: uma construcao possivel. 17. ed. Campinas, SP: Papirus, 2004.
WENGER, E. Comunities of practice: learning, meaning and identity. New York: Cambridge University Press, 1998.
WERLE, F. O nacional e o local: ingerencia e permeabilidade na educacao brasileira. Braganca Paulista: USF, 2005.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)