Identidade e profissionalidade docente: sentidos e (im)possibilidades

Jose Carlos Morgado

Resumo


A complexidade do tempo presente e a diversidade de solicitacoes que hoje se colocam às escolas tem avivado a importância estrategica que a educação continua a ter em termos sociais. Assim se compreende a atencao que a educação tem merecido por parte do poder politico e se justificam as reformas desencadeadas com o intuito de adequar os sistemas educativos aos desafios contemporâneos.
Nesse processo, tem sido atribuido um papel especial aos professores, ja que deles dependem, em grande parte, as transformacoes a imprimir no ensino e o sucesso educativo dos estudantes. Porem, a possibilidade de os professores perseguirem em melhores condicoes as finalidades educativas depende, em nosso entender, de tres factores: competencia profissional, identidade profissional e profissionalidade docente. Partindo dos elementos referidos, reflectimos sobre alguns dos desafios e problemas com que actualmente se confrontam as escolas e os professores e que tem dificultado a mudanca e melhoria das suas práticas. Alem disso, elencamos varios aspectos fundamentais para revalorizar a profissao e devolver aos professores o protagonismo e o reconhecimento que merecem por parte da sociedade.


Palavras-chave


Identidade profissional; Profissionalidade docente; Autonomia; Praticas curriculares

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