Educação e inclusao social das criancas e dos adolescentes

Amelia Maria Noronha P. de Queiroz

Resumo


Este artigo trata da inclusao social de criancas e adolescentes, tendo a educação como principal agente de mudanca, visando a atingir nivel de desenvolvimento humano desejavel. Para conhecer a situação atual, foi feita breve analise da legislação referente à crianca e ao adolescente no Brasil, assim como dos indicadores de saúde e educação baseados em dados do Ministerio da Educação, da Saúde, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) e da realidade da relação educação e trabalho. E apresentada proposta de criação de Polos, focando principalmente escolas, postos de saúde e de assistencia social ja existentes, que seriam definidos num processo democratico sociopolitico, envolvendo Governo e Sociedade. Os protagonistas das acoes seriam profissionais de reconhecida competencia para desenvolver a proposta, incluindo as funcoes de monitoramento, acompanhamento e avaliação necessarios para maior eficiencia e eficácia de suas acoes e a quem seriam concedidas condicoes de trabalho fisicas e financeiras compativeis com sua funcao, assim como possibilidade de ascensao profissional.


Palavras-chave


Educação e inclusao; Educação e leis federais; Educação e saúde; Trabalho e educação infanto-juvenil; Escolas-polo

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