Analise dos argumentos que apresentam as 20 metas do Plano Nacional de Educação
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar os materiais discursivos do Caderno Digital “Conhecendo as 20 metas do PNE”, que apresenta o Plano Nacional de Educação (PNE) sancionado em 2014. Este Plano estabelece legalmente as metas para a proxima decada com relação à educação escolar. O Caderno Digital explicita os acordos acerca do que se diz preferivel para a escolarização pela sociedade brasileira. Como metodologia utiliza-se a analise retorica pelo vies da Teoria da Argumentação, como proposto pela Nova Retorica, o que permite examinar as tecnicas argumentativas e os raciocinios de maior adesao para as acoes educativas estabelecidas, ao expor os valores afirmados e onde se sustentam neste contexto. Os discursos recorrem às figuras de amplificação e a outros raciocinios que instituem os argumentos usuais e familiares entre orador e auditorio neste documento. A crenca na possibilidade de modificar valores em conjuncao à representação de percurso escolar determinado e determinavel constituem as premissas para o desenvolvimento dos argumentos que justificam as metas do PNE.
Palavras-chave
Referências
BILLIG, Michael. Argumentando e Pensando: uma abordagem retorica à psicologia social. Traducao: Vera Lúcia Mello Joscelyne. Petropolis, RJ: Vozes, 2008. (Colecao Psicologia So-cial). 408p. Titulo original: Arguing and Thinking. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
BOUDON, Raymond. L'art de se persuader des idees fausses, fragiles ou douteuses. Paris: Fayard, 1990.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e da outras providencias. Diario Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasilia, DF, 26 de junho de 2014, Edicao Extra, nº 120-A, secao 1, ISSN 1677-7042, p. 1-8. 2014a. Disponivel em: . Acesso em: 6 abr. 2015.
BRASIL. Ministerio da Educação. Secretaria de Articulacao com os Sistemas de Ensino. Planejando a Proxima Decada. Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Brasilia: MEC/SASE, 2014. 55p. 2014b. Disponivel em: . Acesso em: 6 abr. 2015.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago and London: The University of Chicago Press, 1980. Reprint 2003.
PERELMAN, Chaïm. O Imperio Retorico: Retorica e argumentacao. Traducao: Fernando Trindade e Rui A. Gracio. Porto: Asa, 1993.
PERELMAN, Chaïm; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentacao: a nova retorica. Traducao: Maria Ermantina de Almeida Prado Galvao. 2 ed. Sao Paulo: Martins Fontes, 2005. 653 p.
REBOUL, Olivier. Le langage de l’education. Analyse du discours pedagogique. Paris: Presses Universitaires de France (PUF), 1984 (Col. L’Educateur).
______. A filosofia da educao. Traduo: Antnio Rocha e Artur Moro. Lisboa: Edies 70, 2000. 94 p.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017000100007
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)