A gestao da inclusao escolar na rede municipal de Sao Paulo: algumas consideracoes sobre o Programa Inclui

Anna Augusta Sampaio de Oliveira, Silvana Lucena dos Santos Drago

Resumo


Para analise da questao da gestao politica do processo de inclusao escolar, este artigo aborda o movimento da rede municipal de Sao Paulo em direcao à uma escola inclusiva atraves da oferta de respostas educativas aos alunos com necessidades educacionais especiais. Assim, descreve o Programa Inclui, em andamento na rede municipal de ensino, que busca organizar, atraves de projetos, a construção e consolidação de um sistema inclusivo, na perspectiva de estar articulado com as práticas e acoes politico-pedagogicas que ocorrem desde a educação infantil ao ensino medio e se concentra nas acoes necessarias para o atendimento às necessidades educacionais especiais para que se garanta a desejavel relação entre educação comum e especial no enfrentamento das dificuldades do processo de ensino e aprendizagem daqueles que precisam de recursos, tecnicas, metodologias diferenciadas para que sua trajetoria escolar esteja garantida, no cotidiano, assim como esta garantida no aspecto legal.

Palavras-chave


Inclusao escolar; Acoes politicas; Gestao inclusiva; Programa Inclui

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