Promover a inclusão e a equidade no Ensino Superior: este é o papel da Educação a Distância no Brasil?
Resumo
Esse estudo tem como objetivo investigar como as matrículas alcançaram um rápido aumento na Educação Superior a Distância no Brasil e considerar se, de fato, promove inclusão, equidade e qualidade, conforme orientado pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) e o Plano Brasileiro de Educação (PNE). Os procedimentos metodológicos foram baseados em pesquisa documental. Para essa análise, três objetivos da educação superior foram investigados: acesso, qualidade e equidade com base em variáveis como matrículas, estrutura regulatória, avaliação da qualidade, custo da educação, renda do aluno, gênero e etnia. A análise mostrou um aumento nas matrículas no Ensino Superior (ES) na última década, principalmente no ensino a distância. Esse crescimento foi acompanhado por uma maior inclusão e equidade na ES. Mas, há problemas na quantidade e no conteúdo dos cursos e na concentração das matrículas em poucas instituições privadas com fins lucrativos, que afetam a qualidade do ensino. Esse artigo fornece uma visão única: se o ensino superior a distância promove a inclusão e a equidade na Educação Superior no Brasil e se tem sido valioso nas políticas públicas.
Palavras-chave
Referências
AGUIAR, M. A. S. Avaliação do Plano Nacional de Educação 2001-2009: questões para reflexão. Educação & Sociedade , Campinas, v. 31, n. 112, p. 707-727, Sep. 2010. https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000300004
ALTBACH, P. G.; REISBERG, L.; RUMBLEY, L. E. Tracking a global academic revolution. Change: The Magazine of Higher Learning , London, v. 42, n. 2, p. 30-39, 2010. https://doi.org/10.1080/00091381003590845
ARANTES, P. F. Higher education in dark times: from the democratic renewal of Brazilian universities to its current wreck. Policy Reviews in Higher Education , [s. l.], v. 5, n. 4, p. 1–27, 22, Jan. 2021. https://doi.org/10.1080/23322969.2021.1872412
ARRETCHE, M. (ed.). Paths of inequality in Brazil: a half-century of changes. [S. L.]: Springer, 2019.
ARRUDA, E. P.; ARRUDA, D. E. P. Educação a distância no Brasil: políticas públicas e democratização do acesso ao ensino superior. Educação em Revista , Belo Horizonte, v. 31, n. 3, p. 321-338, Sep. 2015. https://doi.org/10.1590/0102-4698117010
BAXTO, W.; AMARO, R.; MATTAR, J. Distance education and the open university of Brazil. The International Review of Research in Open and Distributed Learning , Athabasca, v. 20, n. 4, p. 100-115, Jul. 2019. https://doi.org/10.19173/irrodl.v20i4.4132
BERNASCONI, A.; CELIS, S. Higher education reforms: Latin America in comparative perspective. Education Policy Analysis Archives , Tempe, v. 25, p. 67, p. 1-15, Jul. 2017. https://doi.org/10.14507/epaa.25.3240
BIELSCHOWSKY, C. E. Análise dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para educação a distância do ciclo 2015 a 2017. EaD em Foco , Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, 758, Oct. 2018. https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.758
BIELSCHOWSKY, C. E. Tendências de precarização do ensino superior privado no Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação , Brasília, DF, v. 36, n. 1, p. 241–271, jan./abr. 2020. https://doi.org/10.21573/vol36n12020.99946
BORSATO, F. P.; ALVES, J. M. Student assistance in higher education in Brazil. Procedia - Social and Behavioral Sciences , [s. l.], v. 174, p. 1542-1549, Feb. 2015. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.01.786
BOWEN, G. A. Document analysis as a qualitative research method. Qualitative Research Journal , [s. l.], v. 9, n. 2, p. 27-40, Aug. 2009. https://doi.org/10.3316/QRJ0902027
BRENNAN, J.; NAIDOO, R. Higher education and the achievement (and/or prevention) of equity and social justice. Higher Education , [s. l.], v. 56, p. 287-302, 2008. https://doi.org/10.1007/s10734-008-9127-3
BUCCI, M. P. D.; GOMES, F. A. D. A piece of legislation for the guidance of public education policies in Brazil: the National Education Plan 2014–2024. The Theory and Practice of Legislation , London, v. 5, n. 3, p. 277-301, Sep. 2017. https://doi.org/10.1080/20508840.2018.1427526
BUCKNER, E. The worldwide growth of private higher education: cross-national patterns of higher education institution foundings by sector. Sociology of Education , [s. l.], v. 90, n. 4, p. 296-314, Oct. 2017. https://doi.org/10.1177/0038040717739613
CASTIONI, R., et al. Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v. 29, n. 111, p. 399-419, Apr./Jun. 2021. https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002903108
CHAVES, V. L. J. Expansão da privatização/mercantilização do ensino superior Brasileiro: a formação dos oligopólios. Educação & Sociedade , Campinas, v. 31, n. 111, p. 481-500, Jun. 2010. https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000200010
CHAVES, V. L. J.; AMARAL, N. C. Política de expansão da educação superior no Brasil: o ProUni e o Fies como financiadores do setor privado. Educação em Revista , Belo Horizonte, v. 32, n. 4, p. 49-72, Dec. 2016. https://doi.org/10.1590/0102-4698162030
CLANCY, P.; GOASTELLEC, G. Exploring access and equity in higher education: policy and performance in a comparative perspective. Higher Education Quarterly , [s. l.], v. 61, n. 2, p. 136-154, Apr. 2007. https://doi.org/10.1111/j.1468-2273.2007.00343.x
COQUEIRO, N. P. S; SOUSA, E. C. A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da Covid 19. Brazilian Journal of Development , Curitiba, v.7, n.7, p. 66061-66075, Jul. 2021. https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-060
CORTELAZZO, A. L.; ELISEI, C. C. A. Desempenho dos estudantes de cursos presenciais e a distância no Enade em 2015, 2016 e 2017. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v. 30, n. 114, p. 1-25, 23 Jul. 2021. https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002902247
CRUZ, J. R.; LIMA, D. C. B. P. Trajetória da Educação a Distância no Brasil: políticas, programas e ações nos últimos 40 anos. Jornal de Políticas Educacionais , Curitiba, v. 13, n. 13, p. 1-19, Apr. 2019. https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64564
ELO, S.; KYNGÄS, H. The qualitative content analysis process. Journal of Advanced Nursing , Oxford, v. 62, n. 1, p. 107-115, Apr. 2008. https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2007.04569.x
GIOLO, J. Educação a Distância no Brasil: a expansão vertiginosa. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação , [s. l.], v. 34, n. 1, p. 73-97, Apr. 2018. https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82465
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2018 . Rio de Janeiro, 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS – INEP. Censo da Educação Superior 2019: notas estatísticas. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS – INEP. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: linha de nase . Brasilia, DF: Ministério da Educação, 2014.
KIRAKOSYAN, L. Affirmative action quotas in Brazilian higher education: analyzing claims and implications. Journal for Multicultural Education , Bingley, v. 8, n. 2, p. 137-44, 2014. https://doi.org/10.1108/jme-01-2014-0005
MARGINSON, S. The worldwide trend to high participation higher education: dynamics of social stratification in inclusive systems. Higher Education , Oxford, v. 72, n. 4, p. 413-434, Oct. 2016. https://doi.org/10.1007/s10734-016-0016-x
MATTOS, M. C. C. M.; SILVA, M. C. R. F. Marco regulatório da Educação à Distância no Brasil de 1961 a 2017: uma análise histórico-crítica. EaD em Foco , Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, Jun. 2019. https://doi.org.br/10.18264/eadf.v9i1.751
MCCOWAN, T. Three dimensions of equity of access to higher education. Compare , [s. l.], v. 46, n. 4, p. 645-665, 2016b.
MCCOWAN, T. Universities, and the post-2015 development agenda: an analytical framework. Higher Education , Oxford, v. 72, n. 4, p. 505-523, 18 Oct. 2016a. https://doi.org/10.1007/s10734-016-0035-7
MELLO, S. L. M., et al. Innovation in the digital era: new labor market and educational changes. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeirov. 28, n. 106, p. 66-87 Jan./Mar. 2019. https:/doi.org/10.1590/s0104-40362019002702511
MENSAH, J. Sustainable development: meaning, history, principles, pillars, and implications for human action: a literature review. Cogent Social Sciences , [s. l.], v. 5, n. 1, p. 1–21, 1 Jan. 2019. https://doi.org/10.1080/23311886.2019.1653531
MENSE, E. G., et al. The development of global higher education in a world of transformation. Journal of Education and Development , [s. l.], v. 2, n. 3, p. 47-60, Sep. 2018. https://doi.org/10.20849/jed.v2i3.529
NOUI, R. Higher education between massification and quality. Higher Education Evaluation and Development , [s. l.], v. 14, n. 2, p. 93-103, Nov. 2020. https://doi.org/10.1108/HEED-04-2020-0008
OECD. Education at a Glance 2019. Paris: OECD, 2019.
OKETCH, M. Financing higher education in sub-Saharan Africa: some reflections and implications for sustainable development. Higher Education , [s. l.], v. 72, n. 4, p. 525-539, Oct. 2016. https://doi.org/10.1007/s10734-016-0044-6
OWENS, T. L. Higher education in the sustainable development goals framework. European Journal of Education , [s. l.], v. 52, n. 4, p. 414-420, Dec. 2017. https://doi.org/10.1111/ejed.12237
PAULA, C. H.; ALMEIDA, F. M. O programa Reuni e o desempenho das Ifes brasileiras. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 28, n. 109, p. 1054-1075, Oct./Dec. 2020. https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002801869
PEREIRA, C. A.; ARAUJO, J. F. F. E.; MACHADO-TAYLOR, M. L. The Brazilian higher education evaluation model: “SINAES” sui generis? International Journal of Educational Development , [s. l.], v. 61, p. 5-15, July 2018. https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2017.11.007
QAYYUM, A.; ZAWACKI-RICHTER, O. Open and distance education in Asia, Africa, and the middle east: national perspectives in a digital age . In: ZAWACKI-RICHTER, O.; QAYYUM, A. (eds.). The state of open and distance education . Singapore: Springer, 2019. p. 125-140.
RAPANTA, C., et al. Online university teaching during and after the Covid-19 crisis: refocusing teacher presence and learning activity. Postdigital Science and Education , [s. l.], v. 2, n. 3, p. 923-945, Oct. 2020. https://doi.org/10.1007/s42438-020-00155-y
RISTOFF, D. O novo perfil do campus brasileiro: uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Avaliação (Campinas) , v.19, n. 3, p. 723-747, Nov. 2014. https://doi.org/10.1590/S1414-40772014000300010
SALMI, J.; D’ADDIO, A. Policies for achieving inclusion in higher education. Policy Reviews in Higher Education , v. 5, n. 1, p. 1-26, Oct. 2020. https://doi.org/10.1080/23322969.2020.1835529
SANTOS, C. D. A. Educação superior a distância no Brasil: democratização da oferta ou expansão do mercado. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação , Brasília, DF, v. 34, n. 1, p. 167-188, Jan./Apr. 2018. https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82470
SCHENDEL, R.; MCCOWAN, T. Expanding higher education systems in low- and middle-income countries: the challenges of equity and quality. Higher Education , [s. l.], v. 72, n. 4, p. 407-411, 18 Oct. 2016. DOI 10.1007/s10734-016-0028-6.
SCHWARTZMAN, S. Higher education and the challenges of the twenty-first century: an introduction. In: SCHWARTZMAN, S. Higher education in Latin America and the Challenges of the 21st Century . Cham: Springer, 2020. p. 1-17.
SOMERS, P., et al. Brazil’s radical approach to expanding access for underrepresented college students. In: MEYER, H.-D., et al. (eds.). Fairness in access to higher education in a global perspective: reconciling excellence, efficiency, and justice . Rotterdam: Sense, 2013. p. 203-221.
STREET, H. Factors influencing a learner’s decision to drop-out or persist in higher education distance learning. Online Journal of Distance Learning Administration , [s. l.], v. 13, n. 4, Dec. 2010.
TIGHT, M. Mass higher education and massification. Higher Education Policy , [s. l.], v. 32, n. 1, p. 93-108, Mar. 2019. https://doi.org/10.1057/s41307-017-0075-3
TOMLINSON, M.; WATERMEYER, R. When masses meet markets: credentialism and commodification in twenty-first-century higher education. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education ,[s. l.], v. 43, n 2, p. 173-187, Sep. 2020. https://doi.org/10.1080/01596306.2020.1814996
TROW, M. Reflections on the Transition from elite to mass to universal access: forms and phases of higher education in modern societies since WWII. International Handbook of Higher Education , Dordrecht: Springer, 2008. (Springer International Handbooks of Education book series, v. 18).
UNITED NATIONS. Transforming our world: the 2030 agenda for sustainable development . Resolution adopted by General Assembly on 25 September 2015.
WORLD BANK. World Development Report 2019: the changing nature of work . Washington, DC: The World Bank, 2019.
WU, Y. C. J.; SHEN, J. P. Higher education for sustainable development: a systematic review. International Journal of Sustainability in Higher Education , [s. l.], v. 17, n.5, p. 633-651, 2016. https://doi.org/10.1108/IJSHE-01-2015-0004
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362022003003736
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)