Da incoerencia burocratica à eficácia de um dispositivo de supervisao/formação: estudo do desenvolvimento profissional numa situação de indução

Maria do Ceu Roldao, Pedro Reis, Nilza Costa

Resumo


No ano letivo de 2009-2010, a Universidade de Aveiro e o Ministerio da Educação de Portugal estabeleceram um convenio para que uma equipe de investigadores coordenada pela Universidade supervisionasse, acompanhasse e investigasse o primeiro ano de implementação do ano probatorio, dispositivo requerido para aceder à carreira docente em Portugal – o Programa de Supervisao, Apoio e Acompanhamento do Periodo Probatorio de Professores (PSAAPPP). Da investigação produzida sobre os processos formativos, os resultados obtidos e as percepcoes dos intervenientes se da conta no dossie tematico que integra este número da revista. Neste artigo situa-se a globalidade e contexto do Programa, a logica que articula os diferentes artigos e o seu enquadramento no campo teorico da indução, da supervisao e do desenvolvimento profissional dos docentes.

Palavras-chave


Periodo probatorio; Indução; Desenvolvimento Professional; Supervisao

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