Sistema de Educação Superior canadense: avaliação da Agência HEQCO para o desenvolvimento da Educação na província de Ontário
Resumo
O Canadá é um país com um sistema educacional reconhecido, e a província de Ontário tem o maior número de estudantes matriculados na Educação Superior. Devido à sua complexidade de gestão, o governo de Ontário criou a agência “Conselho de Qualidade da Educação Superior de Ontário” (HEQCO). Por ser uma agência incomum na maioria dos países, essa pesquisa visa a entender melhor a HEQCO, sob a visão dos principais stakeholders do sistema. Para alcançar os resultados, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória e qualitativa, a partir da realização de entrevistas com gerentes do governo canadense e aplicação de um questionário para seis professores especialistas em Ensino Superior canadense e duas lideranças estudantis. Os resultados mostraram que a HEQCO tem um papel de destaque, mas precisa de maior autonomia. A partir desse estudo, também foi constatado que, em sistemas altamente centralizados, ter uma agência atuando em questões específicas pode ser uma maneira eficiente de identificar os maiores desafios e ser mais assertivo nas ações e políticas descritas para cada localidade, auxiliando em seu desenvolvimento.
Palavras-chave
Referências
ANDRES, L.; ADAMUTI-TRACHE, M. University attainment, student loans and adult life course activities. In: FINNIE, R., et al. (orgs.) Who goes? Who stays? What matters: accessing and persisting in post-secondary education. Kingston: Queen’s School of Policy Studies, 2008. p. 239-277.
ARMSTRONG, R., et al. Report of the AUCC task force on the Report of the Commission of Inquiry on Canadian University Education. Ottawa: Association of Universities and Colleges of Canada, 1992.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
CAMERON, D. M. Higher education in federal systems: Canada. In: DOUGLAS, B.; CAZALIS, P.; JASMIN, G. (orgs.). Higher education in federal systems: proceedings of an International Colloquium held at Queen’s University, May 1991. Ontario: Institute of Intergovernmental Relations, Queen’s University Kingston, 1992. p. 45-67.
CAMERON, D. M. Collaborative federalism and postsecondary education: be careful what you wish for. In: BEACH, C. M.; BROADWAY, R. W.; McINNIS, R. M. (eds.). Higher education in Canada. Kingston: John Deutsch Institute for the Study of Public Policy, 2004. p. 205-228.
CANADIAN FEDERATION OF STUDENTS – CFS. Millennium Scholarship Foundation Background. Ottawa, 2013. Available in: http://www.cfs-fcee.ca/html/english/campaigns/millennium.php Access in: 2013 Mar. 29.
CLARK, I. D., et al. Academic transformation: the forces reshaping higher education in Ontario. Kingston: McGill-Queen’s University Press, 2009. (Queen’s Policy Studies Series).
CLARK, I. D.; NORRIE, K. Research and reluctance in improving Canadian higher education. In: AXELROD, P., et al. (orgs). Making policy in turbulent times: challenges and prospects for higher education. Montreal: McGill-Queen’s University Press, 2013. p. 189-217.
COUNCIL OF MINISTERS OF EDUCATION, CANADA – CMEC. Learn Canada 2020: joint declaration provincial and territorial ministers of education. Ottawa, 2008.
COSTA, D. M., et al. Higher education and the efficiency of the Brazilian public policies. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, Florianópolis, v. 13, n. esp. p. 89-113, 2020. https://doi.org/10.19177/reen.v12e0201989-113
COSTA, D. M.; BARBOSA, F. V. Efficiency of public policies for financing higher education: a comparative study among Brazil, Canada and China. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro v. 10, p. 106, 2018.
COSTA, D. M.; ZHA, Q. Chinese higher education: the role of the economy and Projects 211/985 for system expansion. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 28, n. 109, p. 885-908, Oct.-Dec. 2020. https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002802657
DAVIES, S.; AURINI, J. The evolving prism: the role of nationalism in Canadian higher education. European Journal of Higher Education, London, v. 11, n.3, p. 239-254, 2021. https://doi.org/10.1080/21568235.2021.1942946
ECHALAR, J. D.; LIMA, D. C. B. P.; OLIVEIRA, J. F. Plano Nacional de Educação (2014–2024): o uso da inovação como subsídio estratégico para a Educação Superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 28, n. 109, p.863-884, Oct.-Dec. 2020. https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002802143
FEDALTO, J. A. Financiamento do sistema educacional canadense: os desafios de uma difícil conciliação econômica. Revista Interfaces Brasil/Canadá, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 81-94, 2001.
FISHER, D., et al. Federal policy and postsecondary education in Canada. Vancouver: Centre for Policy Studies in Higher Education and Training, 2006.
FRENETTE, M.; CHOI, Y.; DORELEYERS, A. International student enrolments in postsecondary education programs prior to Covid-19. Economic Insights, Statistics Canada, Ottawa, v. 11-626-X, n. 105, p. 1-8, 2020.
ITUARTE, J. V. Benchmarking innovation: USA and China. I-manager’s Journal on Management, Nagercoil, v.14, n.3, p.1-12, Dec. 2019-Feb. 2020. https://doi.org/10.26634/jmgt.14.3.16255
JACEK, H. The universities are not ready. In: ONTARIO CONFEDERATION OF UNIVERSITY FACULTY ASSOCIATIONS FORUM, 2003, Toronto. [S. n. t.]. p. 4-6.
JONES, G., et al. Marshalling resources for change: system level initiatives to increase accessibility to postsecondary education. Ottawa: Canadian Milllenium Scholarship Foundation, 2007.
JOHNSTON, D. Blueprint for a smart nation. In: KISBER, L. B. Perspectives on education: voices of eminent Canadians. Quebec: LearNing Landscapes, 2010. p. 69-71.
LOUREIRO, M. A. S. História das universidades. São Paulo: Estrela Alfa, 1986.
NOGUEIRA, O. Pesquisa social: introdução as suas técnicas. São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1975.
RAE, B. Ontario: a leader in learning: report & recommendations. Toronto: Queen’s Printer. 2005.
ROBERTSON, T. Changing patterns of university finance. Education Quarterly Review, Ottawa, v. 9, n. 2, p. 9-18, 2003.
SCHMAL, R.; CABRALES, F. El desafío de la gobernanza universitaria: el caso chileno. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 26, n. 100, p.822-848, Jul.-Sep. 2018. https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601309
SERPA, G. R.; FALCON, A. L. Masificación, equidad, educación superior: la universalización de la educación superior cubana. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 27, n. 103, p. 291-316, Apr.-June. 2019. https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002701783
SGUISSARDI, V. Educação superior no limiar do novo século traços internacionais e marcas domésticas. In: ZAINKO, M. S.; GISI, M. L. (org.). Políticas e gestão da educação superior. Curitiba: Champagnat; Florianópolis: Insular, 2003. p. 195-222.
TRILOKEKAR, R. D.; GLEN, A. J. Internationalizing Canada’s universities: a matter of policy coordination? International Higher Education, Toronto, v. 46, p. 12-14, 2007.
TRILOKEKAR, R. D.; GLEN, A. J.; SHUBERT, A. (orgs.) Canada’s universities go global. Toronto: James Lorimer and Company, 2009.
TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987.
USHER, A. The state of post-secondary education in Canada. Toronto: Higher Education Strategy Associates, 2018.
WEINGARTEN, H. P., et al. The sustainability of the Ontario Public Postsecondary System: putting together the pieces of the puzzles. Toronto: Higher Education Quality Council of Ontario. 2018.
WISEMAN, N. Conservative stewardship of postsecondary education. Ontario Confederation of University Faculty Associations Forum, Toronto, p. 14-16, 2003.
ZARIFA, D.; DAVIES, S. Structural stratification in higher education and the university origins of political leaders in eight countries. Sociological Forum, New York, v. 33, n. 4, p. 974-999, Aug. 2018. https://doi.org/10.1111/socf.12467
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362022003003489
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)