Fatores associados ao desempenho escolar em Portugues: um estudo multinivel por regioes

Jacob Arie Laros, Joao Luiz Marciano, Josemberg Moura de Andrade

Resumo


No presente estudo objetivou-se identificar quais caracteristicas de alunos e escolas sao associadas ao desempenho em Portugues, bem como verificar se existem diferencas entre as regioes geograficas brasileiras. Foram analisados os dados de 33.962 alunos da 3a serie do Ensino Medio, distribuidos em 1.661 escolas brasileiras pesquisadas no SAEB/2001. Entre as variaveis de controle, a maior contribuicao para o modelo final foi da variavel nivel socioeconômico da escola. Pelo menos 41% da variância do nivel da escola e 14% da variância do nivel do aluno foram explicados no modelo multinivel final. Conclui-se que a desigualdade entre regioes do Brasil em relação ao desempenho medio das escolas em Lingua Portuguesa, e fortemente relacionada com o nivel socioeconômico dos alunos e das escolas.

Palavras-chave


Desempenho escolar; Regressao; Analise multinivel; Regiao geografica

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