Fatores associados ao desempenho escolar em Portugues: um estudo multinivel por regioes

Jacob Arie Laros, Joao Luiz Marciano, Josemberg Moura de Andrade

Resumo


No presente estudo objetivou-se identificar quais caracteristicas de alunos e escolas sao associadas ao desempenho em Portugues, bem como verificar se existem diferencas entre as regioes geograficas brasileiras. Foram analisados os dados de 33.962 alunos da 3a serie do Ensino Medio, distribuidos em 1.661 escolas brasileiras pesquisadas no SAEB/2001. Entre as variaveis de controle, a maior contribuicao para o modelo final foi da variavel nivel socioeconômico da escola. Pelo menos 41% da variância do nivel da escola e 14% da variância do nivel do aluno foram explicados no modelo multinivel final. Conclui-se que a desigualdade entre regioes do Brasil em relação ao desempenho medio das escolas em Lingua Portuguesa, e fortemente relacionada com o nivel socioeconômico dos alunos e das escolas.

Palavras-chave


Desempenho escolar; Regressao; Analise multinivel; Regiao geografica

Referências


SOARES, J. F.; RIBEIRO, L. M.; CASTRO, M. C. Valor agregado de instituiA§Aµes de ensino superior em Minas Gerais para os cursos de Direito, AdministraA§A£o e Engenharia Civil. Dados, Rio de Janeiro, v. 44, n. 2, p. 1-28, 2001.

SOARES, T. M. Modelo de trAas nA­veis hierA¡rquicos para a proficiAancia dos alunos de 4a sA©rie de lA­ngua portuguesa do SIMAVE/PROEB-2002. Revista Brasileira de EducaA§A£o, Rio de Janeiro, v. 29, p. 73-87, 2005.

SNIJDERS, T. A. B.; BOSKER, R. J. Multilevel analysis: an introduction to basic and advanced multilevel modeling. Newbury Park: Sage Publications, 1999.

TEDDLIE, C. T.; REYNOLDS, D. The international handbook of school effectiveness research. London: Falmer Press, 2000.

WOLFF, L. Educational assessments in Latin America: the state of the art. Applied Psychology: an International Review, Baden-Wuerttemberg, v. 53, n. 2, p. 192-214, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

SCImago Journal & Country Rank