Avaliação do docente pelo discente na melhoria do desempenho institucional: UTFPR/SIAVI

Miraldo Matuichuk, Maclovia Correa da Silva

Resumo


Este artigo apresenta aspectos da avaliação institucional como parte das atividades da educação superior. Trata-se de importante estrategia para a gestao institucional liderada, no Brasil, pelo Ministerio da Educação (MEC). A Comissao Nacional de Avaliação da Educação Superior coordena o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - o qual trabalha com tres grandes universos: a avaliação das instituicoes, dos cursos e do desempenho dos estudantes. A finalidade desta estrategia baseia-se na responsabilidade social, na qualidade da educação superior, no reconhecimento da diversidade do sistema, no respeito à identidade, e na missao educacional historica das instituicoes. A Universidade Tecnologica Federal do Parana – UTFPR - tem uma Comissao Propria de Avaliação, vinculada ao SINAES que promove, dentre outras avaliações, a do docente pelo discente. O presente estudo visa a analisar a organização da primeira plataforma do Sistema de Avaliação Institucional – SIAVI do docente, implantada em 2009, e suas interacoes com os principios dos modelos avaliativos de carater participativo (resolução de problemas), colaborativo (evolução constante), e emancipativo (cidadania e inclusao), visando a introduzir propostas de melhorias.

Palavras-chave


Avaliação na Educação Superior; UTFPR/SIAVI; Discente; Avaliação docente

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