Uma análise estatística multivariada do desempenho das escolas municipais de Ribeirão Preto

Mozart Neves Ramos, Antonio José da Costa Filho, João Bosco Paraíso da Silva, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento

Resumo


Esse estudo faz uma análise estatística multivariada de componentes principais (ACP) para estabelecer padrões de desempenho escolar para o 5° e o 9° ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Ribeirão Preto. As equações matemáticas obtidas de gráficos bidimensionais de ACP revelam que os percentuais de alunos com aprendizado adequado em língua portuguesa e em matemática são os indicadores mais significativos para explicar tais padrões de desempenho. A partir dessa análise, foi possível estabelecer vetores de desempenho escolar para cada uma das escolas dos dois anos escolares do Ensino Fundamental aqui considerados. Isso permitiu construir um indicador de heterogeneidade para as escolas da rede municipal de Educação de Ribeirão Preto.


Palavras-chave


Desempenho Escolar; Componentes Principais; Heterogeneidade Escolar; Escolas Municipais; Ribeirão Preto

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362021002903286

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