Politicas públicas sistemicas para a redução da violencia: a visao de futuro e a resiliencia

Alvaro Chrispino, Daniel Evangelho Goncalves

Resumo


Um dos grandes problemas contemporâneos envolvendo a educação e a violencia escolar. Presen-ca exponencialmente constante na midia acaba por chocar a sociedade devido à gravidade dos eventos e a quebra da confianca em um espaco antes visto como seguro e sagrado. Esta questao necessita ser tratada como Problema Público urgente. O presente artigo, partindo de episodios de violencia escolar recentes, procura demonstrar a importância das medidas de prevencao da vio-lencia estruturadas em politicas públicas eficazes materializadas na visao de futuro e na resilien-cia. Defende a ideia de que o quadro de violencia pode ser produzido pela falta de “gratificação de futuro”, que permitiria que criancas, jovens e adultos se motivassem a investir hoje, visando o que ha de vir. O que ocorre e um sistema de “sorte e azar” onde pessoas com nivel social, cultural e financeiro menos abastados, desprezam o futuro e tem seu presente mais dilatado por nao ante-verem uma meta a ser alcancada ou gratificacoes por seus esforcos, deram, portanto, azar de nas-cerem num ambiente desfavorecido, e o que lhes acontece de positivo e devido ao acaso. A resili-encia e a capacidade de retornar ao estado emocional anterior, apos sofrer experiencia de estresse, muito comum nos episodios de violencia escolar. Com isso, infere-se que para intervir neste qua-dro de violencia, deve a escola (1) ser um espaco de protecao, aprendizagem e socialização, con-tribuindo para a resiliencia do aluno, adaptando-o às mais diversas adversidades presentes em seu meio e (2) criar para essas criancas e jovens geradores de violencia, estimulos e condicoes para se tornarem atores influentes em seu proprio futuro.

Palavras-chave


Violencia escolar; politicas públicas; visao de futuro; resiliencia

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