Escola de Tempo Integral: resultados do projeto na proficiencia dos alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas da rede estadual de Minas Gerais
Tufi Machado Soares, Juliana de Lucena Ruas de Riani, Mariana Calife Nobrega, Neimar Fernandes da Silva
Resumo
Neste trabalho avaliam-se os efeitos do Projeto Escola de Tempo Integral, desenvolvido pelo Governo do Estado de Minas Gerais desde o ano de 2007 nas escolas estaduais mineiras, nos resultados das avaliações em larga escala de Lingua Portuguesa e Matematica. Nesse sentido, o projeto tem apresentado resultados positivos ao promover as proficiencias dos alunos com defasagens de aprendizagem. O estudo observacional foi baseado nos resultados dos alunos de cerca de 1900 escolas que aderiram ao projeto entre 2006 e 2009, utilizando tecnicas baseadas em escore de propensao e modelos multiniveis de regressao.
Palavras-chave
Educação Basica; Avaliação de Politicas Educacionais; Escola de Tempo Integral; Modelo Multinivel; Escore de Propensao
Apontamentos
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Apoio:





Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)