Politicas públicas para a educação superior: a avaliação, a regulação e a supervisao de IES privadas em debate

Annor da Silva Junior, Caio Eduardo de Guido Polizel, Simone de Souza, Alfredo Rodrigues Leite da Silva, Priscilla de Oliveira Martins da Silva, Susane Petinelli Souza

Resumo


Objetivou-se evidenciar e discutir as articulacoes das Instituicoes de Educação Superior (IES) privadas em torno de tres aspectos relacionados às politicas públicas para a educação superior: avaliação, regulação e supervisao. A discussao fundamenta-se em dados coletados e analisados por meio de cinco estudos de casos. Os resultados indicam a necessidade de se repensar as politicas públicas, sobretudo em termos dos efeitos praticos da regulamentação governamental nas IES e das definicoes dos papeis e funcoes desses tres aspectos. Essas politicas públicas interferem na gestao universitaria, sem, contudo, avaliar a sua efetividade pratica, fazendo com que a dinâmica entre as IES e as politicas públicas assuma uma logica formalistica que acarreta prejuizos para a educação superior e para a sociedade.

Palavras-chave


Gestao Universitaria; Politicas Públicas; Educação Superior

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