Instituicoes de formação profissional – historia e perspectivas: o projeto da nova institucionalidade da educação profissional brasileira dos anos 1990

Ronaldo Marcos de Lima Araujo

Resumo


Problematizamos o projeto da “nova institucionalidade da educação profissional”, presente em diferentes programas federais, gerados no Governo Fernando Henrique Cardoso, que pretendia promover uma renovação ampla da educação profissional brasileira. Focamos nos efeitos de diferentes programas de educação profissional sobre o quadro institucional da educação profissional em Belem-PA, no periodo de 1995 a 2003. Verificamos que estes programas se orientavam por referencias identificadas com o pragmatismo e que, por meio de observacoes e entrevistas, a renovação da educação profissional nao se efetivou e que o produto mais evidente do conjunto de acoes realizadas foi a reprodução do ideario, segundo o qual a educação profissional deve estar subordinada aos interesses fragmentados e imediatos do mercado. Finalizamos indicando que uma nova educação profissional ainda esta por ser construida.

Palavras-chave


educação profissional; Avaliação de politicas de educação profissional

Referências


ARAUJO, R. M. de L. Inovações Organizacionais e Qualificação: os aspectos atitudinais da qualificação. Dissertação (Mestrado)–Programa de Estudos Pós-Graduados em História e Filosofia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1996.

ARAUJO, R. M. de L. Desenvolvimento de competAancias profissionais: as incoerAancias de um discurso. 2001. 218f. Tese (Doutorado em Educação)- Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2001.

ARAUJO, R. M. L. et al. A educação profissional do Pará. Belém: EDUFPA, 2007.

BRASIL. PLANFOR: termos de referAancia. Brasília, DF: Ministério do Trabalho e Emprego, 1996.

CAMARGO, C. R. (Org.). ExperiAancias inovadoras de educação profissional: memória em construção de experiências inovadoras na qualificação do trabalhador (1996-1999). São Paulo: UNESP; Brasília, DF: Flacso, 2002.

CUNHA, L. O Ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. São Paulo: UNESP, 2000.

FLACSO. FACULDADE LATINO-AMERICANA DE CIAŠNCIAS SOCIAIS. Cadastro das Entidades de Educação Profissional do Estado do Pará. Brasília, DF: Flacso, 2000.

GALVÃO, R. C. A Formação Profissional do Sistema S no Contexto Paraense: Relatório técnico-científico de bolsista PIBIC-UFPA-CNPQ. Belém: [s.n.], 2006.

KUENZER, A. Educação Profissional: categorias para uma nova pedagogia do trabalho Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2000.

LEITE, E. O desfile dos atores no enredo da nova institucionalidade da educação profissional no Brasil: um samba articulado?. Belo Horizonte: Texto, 1999.

MACHADO, L. R. de S. A institucionalização da lógica das competAancias no Brasil. Disponível em : < nocaodecopmpetencias.hpg.bol.com>. Acesso em: 08 dez. 2002.

MELCHIOR, M. A construção de CompetAancias. In: ______. Da Avaliação dos saberes A Construção de CompetAancias. Porto Alegre: Premier, 2003.

OLIVEIRA, M. T. C. Da formação profissional A educação para o trabalho e a cidadania: uma reflexão sobre as recentes transformações do pensamento do empresariado industrial brasileiro sobre a capacitação profissional. 1998. 214p. Dissertação (Mestrado em Educação), Pontifícia Universidade Católica de Rio de Janeiro, 1998.

PEREIRA, M. de O. A formação de jovens no Município de Belém realizada por ONGs em parceira com o Programa Capacitação Solidária. 2003. Dissertação (Mestrado) –Programa de Pós-Graduação em Mestrado de Serviço Social da UFPA. Belém: UFPA, 2003.

SANTOS, M. R. S. dos. Educação profissional e Tecnológica. In:______. A contra-reforma da Educação Superior: uma análise do ANDES-SN das principais iniciativas do governo Lula da Silva. Brasília, DF: ANDES, 2004.

SUDAM. SUPERINTENDAŠNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA AMAZA”NIA. PNUD. PROGRAMA DAS NAÇA•ES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. Formação profissional na Amazônia legal. Belém: SUDAM, 1996. 2 v.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:




Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.
 

SCImago Journal & Country Rank