Produtivismo academico e decorrencias às condicoes de vida/trabalho de pesquisadores brasileiros e europeus

Lucidio Bianchetti, Ione Ribeiro Valle

Resumo


Uma versao deste trabalho foi apresentada no 25º Simposio Brasileiro e 2º Congresso Ibero-Americano de Politica e Administração da Educação, 2011, na PUC/SP. O texto resulta de pesquisa com 74 Coordenadores de Programas e Orientadores vinculados a Programas de Pos-graduação stricto sensu avaliados pela CAPES e com 16 investigadores ligados a universidades da Uniao Europeia, apos a adesao destas ao “Pacto de Bolonha”. Traz manifestacoes destes profissionais sobre as mudancas recentes a que as universidades foram submetidas, transformacoes que no seu processo e resultado, levaram àquilo que se vem denominando “Produtivismo Academico”, com consequencias para a qualidade das producoes intelectuais/academicas e para a vida institucional e pessoal dos profissionais que se dedicam ao ensino e à pesquisa na graduação e na pos-graduação.

Palavras-chave


Produtivismo; Trabalho e Educação; CAPES; Processo de Bolonha

Referências


ADELMAN, C. The Bologna Club: what U.S. Higher Education can learn from a decade of european reconstruction. [S.l.]: Institute for Higher Education Policy, 2008.

AMARAL, A.; MAGALHÃES, A. Epidemiology and the Bologna saga. Kluwer Academic Publishers, [S.l.], n. 48, p. 79-100, 2004.

ANDRAÉIEV, L. La nada: cuentos breves para leer en el bus. 14 ed. Barcelona: Verticales de bolsillo, 2009.

ARANTES, O. B; ARANTES, P. E. Apresentação. In: FIORI, E. M. Textos escolhidos: v. 2.: Educação e Política. Porto Alegre: L&PM, 1991.

BARRETO, F. C. S.; BORGES, M. N. Novas políticas de apoio A pós-graduação: o caso FAPEMIG-CAPES. Ensaio: aval. pol. públ. educ. Rio de Janeiro, v. 17, n. 65, p. 599-612, out.-dez., 2009.

BIANCHETTI, L. Os dilemas do coordenador de programa de pós-graduação: Entre o burocrático-administrativo e o acadAamico-pedagógico. In: BIANCHETTI, L; SGUISSARDI, V. Dilemas da pós-graduação em educação: gestão e avaliação. Campinas: Autores Associados, 2009a.

______. 30 anos do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte: Os desafios para uma Associação Científica e os dilemas dos intelectuais institucionalizados. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas/Autores Associados, v. 30, p.13 - 30, 2009b.

______. O Processo de Bolonha e a intensificação do trabalho na universidade: entrevista com Josep M. Blanch. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 110, p. 263-286, 2010.

BINDAÉ, J. (Coord.). Rumo A s sociedades do conhecimento: relatório mundial da UNESCO. Lisboa: Instituto Piaget, 2007.

BOURDIEU, P. Homo academicus. Paris: Minuit, 1984.

______. Os usos sociais da ciAancia: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

CARRERAS GARCAA, J. et al. Euro-universidad: mito y realidad del processo de Bolonia. Barcelona: Icária, 2006.

CHAUA, M. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 24, p. 5-15, set./out./nov./dez. 2003.

CURY, C.R.J. Graduação/Pós-Graduação: a busca de uma relação virtuosa. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 88, p. 777-793, 2004.

______. Quadragésimo ano do parecer CFE n. 977/65. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 30, p. 7 -22, set./out./nov./dez. 2005.

DIAS SOBRINHO, J. O processo de Bolonha. In: PEREIRA, E. M. de A.; ALMEIDA, M. de L. P. (Org.). Universidade contemporânea: políticas do processo de Bolonha. Campinas: Mercado de Letras, 2009.

DUARTE JUNIOR, J.F. The rotten papers (ou adiós que yo me voy). In: DUARTE JUNIOR, J. F. A montanha e o videogame: escritos sobre educação. Campinas, SP: Papirus, 2010.

FERNANDEZ LIRIA, C.; SERRANO GARCAA, C. El plan Bolonia. Madrid: Catarata, 2009.

FREUD, S. Os chistes e sua relação com o inconsciente. In: ____. Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1995.

GERMANO, W. Cómo transformar tu tesis en libro. Madrid: Siglo XXI, 2008.

HESS, R. Produzir sua obra: o momento da tese. Brasília: Liber Livro, 2005.

JACOBY, R. O fim da utopia: política e cultura na era da apatia. Rio de Janeiro: Record, 2001.

KUENZER, A. Z.; MORAES, M. C. M. Temas e tramas na pós-graduação em educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1341-1363, set./dez. 2005.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 1978.

LIMA, L. et al. O processo de Bolonha, a avaliação da educação superior e algumas considerações sobre a universidade nova. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 13, n. 1, p. 7-36, mar. 2008.

LAœDKE, M. InfluAancias cruzadas na constituição e na expansão do sistema de pós-graduação stricto sensu em educação no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 30, p. 117-123, set./dez. 2005.

MENDONÇA, A. W. P. C. A pós-graduação como estratégia de reconstrução da universidade brasileira. Educar em Revista, Curitiba, n. 21, p. 289-308, 2003.

MORAES, M. C. M. O processo de Bolonha vis a vis a globalização de um modelo de ensino superior. Perspectiva: Revista do Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 187-204, jan/jun. 2006.

MOROSINI, M. C. Internacionalização da educação superior no Brasil pós-LDB: o impacto das sociedades tecnologicamente avançadas. In: BITTAR, M. et al. Educação superior no Brasil: 10 anos pós-LDB. Brasília: INEP, 2008.

NERAD, M.; HEGGELUND, M. (Ed.). Toward a Global PhD?: forces & forms in doctoral education worldwide. Seattle; London: University of Washington Press, 2008.

NA“VOA, A. Modelos de análise em educação comparada: o campo e a carta. In: SOUZA, D. B. de. & MARTANEZ, S.A. (Org.). Educação comparada: rotas de além-mar. São Paulo: Xamã, 2009.

PARASKEVA, J.M. (Org.). Capitalismo Académico. Mangualde, PT: Edições Pedago, 2009.

POUPEAU, F. Une sociologie d’AÉtat : l’ecole et ses experts en france. Paris: Raisons d’Agir, 2003.

RIGHETTI, S. Artimanhas inflam produção científica. Folha de S. Paulo, São Paulo, Caderno A, p. 19, jul. 2010.

RIBEIRO, D. A universidade necessária. São Paulo: P&T, 1969.

RIBEIRO, R. J. Doctoral Education in Africa, South America, and Mexico. Brazil. In: NERAD, M.; HEGGELUND, M. (Ed.). Toward a Global PhD?: forces & forms in doctoral education worldwide. Seattle; London: University of Washington Press, 2008. p. 131-145.

ROBERTSON, S. O processo de Bolonha da Europa torna-se global: modelo, mercado, mobilidade, força intelectual ou estratégia para construção do Estado? Revista Brasileira de Educação, Campinas, v. 14, n. 42, p. 407-422, set./dez. 2009.

RUIZ, R. El Proceso de Bologna, cuatro aA±os después (Uma evaluación Del Area Europea de Educación Superior). Pró-Posições, Campinas, v. 15, n. 3, p. 21-36, set./dez. 2004.

SALLES, J. C. Notas sobre a filosofia no Brasil. Cult: Revista Brasileira de Cultura, Rio de Janeiro, ano 13, v. 151, p. 71-74, 2010.

SAVIANI, D. A pós-graduação em educação no Brasil: pensando o problema da orientação. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO, A.M.N. (Org.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SERRALHEIRO, J. (Org.). O processo de Bolonha e a formação dos educadores e professores portugueses. Porto: Profedições, 2005.

SGUISSARDI, V. Rumo A universidade mundial – E a universidade será feita A sua imagem e semelhança. Serie Documental: textos para discussão, Brasília, DF, v. 10, n. 20, p. 7-28, 2005.

______. A avaliação defensiva no “Modelo CAPES de Avaliaçãoâ€: é possível conciliar avaliação educativa com processos de regulação e controle do Estado? In: BIANCHETTI, L.; SGUISSARDI, V. (Org.). Dilemas da pós-graduação: gestão e avaliação. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

SGUISSARDI, V; SILVA JUNIOR, J. R. Trabalho intensificado nas federais: pós-graduação e produtivismo acadAamico. São Paulo: Xamã, 2009.

SIMÃO, J. V. et al. A ambição para a excelAancia: a oportunidade de Bolonha. Lisboa: Gradiva, 2005.

SLAUGHTER, S.; RHOADES, G. Academic capitalism and the new economy: markets, state and higher education. Baltimore: John Hopkins University Press, 2004.

SOKAL, A.; BRICMONT, J. Imposturas intelectuais: o abuso da ciAancia pelos filósofos pós-modernos. Rio de Janeiro e São Paulo: Record, 1999.

SOUZA, D. B. de; MARTANEZ, S.A. (Org.). Educação comparada: rotas de além-mar. São Paulo: Xamã, 2009.

WATERS, L. Inimigos da esperança: publicar, perecer e o eclipse da erudição. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

WEBER, M. Ciência e política duas vocações. São Paulo: Cultrix, 4 ed. s/d.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank