Politicas educacionais e a qualidade da educação nos municipios fluminenses: alguns recortes
Resumo
Palavras-chave
Referências
ALBERNAZ, A; FERREIRA, F; FRANCO, C. Qualidade e equidade no Ensino Fundamental brasileiro. Pesquisa e Planejamento EconA´mico, Rio de Janeiro, v. 32, n. 3, 2002.
ALVES, F. Qualidade na educaA§A£o fundamental pAºblica nas capitais brasileiras: tendAancias, contextos e desafios. 2007. 243 p. Tese (Doutorado em EducaA§A£o)–PontifAcia Universidade CatA³lica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007a.
______. Qualidade da educaA§A£o fundamental: integrando desempenho e fluxo escolar. Ensaio: AvaliaA§A£o de PolAticas PAºblicas Educacionais, Rio de Janeiro, v. 15, n. 57, p. 525-542, out./dez. 2007b.
BATISTA, N. GestA£o democrA¡tica da educaA§A£o: um estudo de situaA§Aµes e tendAancias no plano de aA§Aµes articuladas em municApios do Rio Grande do Sul. In: SIMPA“SIO BRASILEIRO, 25., 2011, SA£o Paulo; CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLATICA E ADMINISTRAA‡AƒO DA EDUCAA‡AƒO, 2., 2011, SA£o Paulo. Anais... SA£o Paulo: ANPAE, 2011. DisponAvel em: . Acesso em: 15 jul. 2011.
BELLO, I. O plano de aA§Aµes articuladas como estratA©gia organizacional dos sistemas pAºblicos de ensino: avanA§os, limites e possibilidades. In: SIMPA“SIO BRASILEIRO, 25., 2011, SA£o Paulo; CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLATICA E ADMINISTRAA‡AƒO DA EDUCAA‡AƒO, 2., 2011, SA£o Paulo. Anais... SA£o Paulo: ANPAE, 2011. DisponAvel em: . Acesso em: 15 jul. 2011.
BONAMINO, A.; ALVES, F.; FRANCO, C. Qualidade do Ensino Fundamental: polAticas, suas possibilidades, seus limites. EducaA§A£o & Sociedade, Campinas, v. 28, n.100 (especial), p. 989-1014, out. 2007.
BRASIL. Decreto 6.094 de 24 de abril de 2007. DispAµe sobre a implementaA§A£o do Plano de Metas Compromisso Todos pela EducaA§A£o... BrasAlia, DF, abril de 2007. DisponAvel em: Acesso em: fevereiro de 2009. DiA¡rio Oficial da RepAºblica Federativa do Brasil, BrasAlia, DF, 25 dezembro 2007.
FARENZENA, N.; MOSNA, R.; SCHUCH, C. ImplementaA§A£o do plano de aA§Aµes articuladas em municApios do Rio Grande do Sul: uma avaliaA§A£o. In: SIMPA“SIO BRASILEIRO, 25., 2011, SA£o Paulo; CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLATICA E ADMINISTRAA‡AƒO DA EDUCAA‡AƒO, 2., 2011, SA£o Paulo. Anais... SA£o Paulo: ANPAE, 2011. DisponAvel em: . Acesso em: 15 jul. 2011.
FERNANDES, R. ExpansA£o Escolar e Qualidade de Ensino: o Brasil na DA©cada de 1990. 2004. 243 p. Tese (Doutorado em Economia)–Universidade de SA£o Paulo, Faculdade de Economia, AdministraA§A£o e Contabilidade de RibeirA£o Preto, FEARP, SA£o Paulo. 2004.
FERNANDES, R.; NATENZON, P. A EvoluA§A£o Recente do Rendimento Escolar das CrianA§as Brasileiras: Uma reavaliaA§A£o dos Dados do SAEB. Estudos em AvaliaA§A£o Educacional, n. 28, p. 3-22, dez. 2003.
FONTANIVE, N. A capacitaA§A£o de professores contribui para a aprendizagem dos alunos?: um estudo das relaA§Aµes entre qualificaA§A£o docente e melhoria de desempenho de estudantes no Ensino Fundamental. 2009. 245 p. Tese (Doutorado em EducaA§A£o)–PontifAcia Universidade CatA³lica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
FRANCO, C.; BONAMINO, A. A pesquisa sobre caracterAstica de escolas eficazes no Brasil: breve revisA£o dos principais achados e alguns problemas em aberto. Revista do Programa de PA³s GraduaA§A£o: EducaA§A£o online PUC-Rio, Rio de Janeiro, n. 1, p. 2-13, 2005. DisponAvel em: . Acesso em: 15 jul. 2011.
______. EficA¡cia e equidade na educaA§A£o brasileira: evidAancias baseadas nos dados do SAEB 2001. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2002. Mimeografado.
FRANCO, C. et al. Qualidade e equidade em educaA§A£o: reconsiderando o significado de “fatores intra-escolaresâ€. Ensaio: AvaliaA§A£o de PolAticas PAºblicas Educacionais, Rio de Janeiro, v. 15, n. 55, p. 277-298, abr./jun. 2007.
GAZA“LIS, L. Livro didA¡tico e aprendizado de leitura no inAcio do Ensino Fundamental. 2007. DissertaA§A£o (Mestrado)–Programa de PA³s-GraduaA§A£o em EducaA§A£o, PontifAcia Universidade CatA³lica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
GORNI, D. Ensino Fundamental de 9 anos: estamos preparados para implantA¡-lo? Ensaio: AvaliaA§A£o de PolAticas PAºblicas Educacionais, Rio de Janeiro, v. 15, n. 54, p. 67-80, jan./mar. 2007.
INEP. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANASIO TEIXEIRA. Nota TA©cnica: Andice de Desenvolvimento da EducaA§A£o BA¡sica – IDEB. BrasAlia, DF: MEC, [20--?]. DisponAvel em: . Acesso em: 15 jul. 2013.
______. EstatAsticas do ideb. BrasAlia, DF: MEC, 2008a.
______. Indicadores demogrA¡ficos e educacionais. BrasAlia, DF: MEC, 2008b. DisponAvel em: . Acesso em: 15 jul. 2013.
LIBA‚NEO, J.; FERREIRA, J.; SEABRA, M. EducaA§A£o escolar: polAticas, estrutura e organizaA§A£o. 6 ed. SA£o Paulo: Cortez, 2008.
MAFASSIOLI, A.; MARCHAND, P. Plano de aA§Aµes articuladas: competAancias dos entes federados na sua implementaA§A£o. In: SIMPA“SIO BRASILEIRO, 25., 2011, SA£o Paulo; CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLATICA E ADMINISTRAA‡AƒO DA EDUCAA‡AƒO, 2., 2011, SA£o Paulo. Anais... SA£o Paulo: ANPAE, 2011. DisponAvel em: . Acesso em: 15 jul. 2013.
MARZOCCHI, M.; OLIVEIRA, A. InterlocuA§A£o entre autonomia escolar e desempenho: quais as analogias possAveis? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 14., 2009. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: SBS, 2009. DisponAvel em: . Acesso em: 15 jul. 2013.
MENEZES-FILHO, N.; AMARAL, L. A RelaA§A£o entre gastos educacionais e desempenho escolar. SA£o Paulo, 2009 (Mimeografado).
MENEZES-FILHO, N.; RIBEIRO, F. Os determinantes da Melhoria do Rendimento Escolar. In: VELOSO, F.; PESSA”A. S.; HENRIQUES, R.; GIAMBIAGI, F. (Org.). EducaA§A£o BA¡sica no Brasil: construindo o paAs do futuro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
RIANI, J. Impacto dos fatores familiares, escolares e comunitA¡rios na probabilidade de cursar a escola na idade adequada no Ensino Fundamental e MA©dio. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 14., 2004. Caxambu. Anais... Caxambu: ABEP, 2004. DisponAvel em: . Acesso em: 15 jul. 2013.
SAMMONS, P. As caracterAsticas-chave das escolas eficazes. In: BROOKE, N.; SOARES, J. (Org.). Pesquisa em eficA¡cia escolar: origem e trajetA³rias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
SAVIANI, D. O plano de desenvolvimento da educaA§A£o: anA¡lise do projeto do MEC. EducaA§A£o & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100. especial, p. 1231-1255, out. 2007.
SOARES, J. O efeito da escola no desempenho cognitivo dos seus alunos. REICE: Revista ElectrA³nica IberoAmericana sobre Calidad, EficA¡cia y Cambio em EducaciA³n, v. 2, n. 2, 2004a. DisponAvel em: http: /www.ice.deusto.es/rinace/reice/vol2n2/Soares.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2013.
______. Qualidade e eqA¼idade na educaA§A£o bA¡sica brasileira: a evidAancia do SAEB-2001. Archivos AnalAticos de PolAticas Educativas, Tempe, v. 12, n. 38, 2004b. DisponAvel em: . Acesso em: 15 jul. 2013.
SOUSA, B. O plano de aA§Aµes articuladas (PAR) como instrumento de planejamento da educaA§A£o: o que hA¡ de novo? In: SIMPA“SIO BRASILEIRO, 25., 2011, SA£o Paulo; CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLATICA E ADMINISTRAA‡AƒO DA EDUCAA‡AƒO, 2., 2011, SA£o Paulo. Anais... SA£o Paulo: ANPAE, 2011. DisponAvel em: . Acesso em: 15 jul. 2013.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.




Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.