Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação: desconhecido por pais e professores

Viviane Aparecida Pereira dos Santos, José Luiz Lopes Vieira, Vânia de Fátima Matias de Souza, Luciana Ferreira

Resumo


O estudo teve como objetivo analisar dificuldades de aprendizagem sob a perspectiva dos transtornos das habilidades motoras, a partir da percepção de pais e de professores considerando o comportamento motor, emocional, acadêmico e atividades diárias de crianças com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). Participaram 42 pais, 32 professores e 42 pré-escolares. Como instrumentos foram utilizados o Movement Assessment Battery for Children-2 (MABC-2) e questionários de percepção dos pais e dos professores sobre o desenvolvimento da criança. Os dados foram analisados usando o teste Shapiro Wilk, Wilcoxon, “U” de Mann-Whitney e Regressão Logística Binária. Os resultados demonstraram que professores percebem melhor as dificuldades nas habilidades motoras das crianças com persistência do TDC (pTDC) ou variação do TDC (vTDC) e percebem melhor as dificuldades emocionais, acadêmicas e de atividades diárias. Conclui-se que os professores percebem melhor as dificuldades apresentadas por crianças com pTDC e a variação no diagnóstico do transtorno interfere na percepção da dificuldade motora das crianças.


Palavras-chave


Habilidade motora; Pais; Professores.

Referências


AHERN, K. “Something is wrong with my child”: a phenomenological account of a search for a diagnosis. Early Education & Development , Philadelphia, v. 11, n. 2, p. 187-201, 2000. https://doi.org/10.1207/s15566935eed1102_4

ALESI, M.; PECORARO, D.; PEPI, A. Executive functions in kindergarten children at risk for developmental coordination disorder. European Journal of Special Needs Education , Chichester, v. 34, n. 3, p. 285-296, 2019. https://doi.org/10.1080/08856257.2018.1468635

ÁLVAREZ, Y. A.; COUTO, J. M. P. Importancia percibida de la motricidad en Educación Infantil en los centros educativos de Vigo (España). Educação e Pesquisa , São Paulo, v. 46, e207294, 2020. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046207294

ALVES, R. J. R.; NAKANO, T. C. Criatividade em indivíduos com transtornos e dificuldades de aprendizagem: revisão de pesquisas. Psicologia Escolar e Educacional , São Paulo, v. 19, n. 1. p. 87-96, jan./abr. 2015. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0191802

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION – APA. Diagnostic and statistical manual of mental disorders . 5th. ed. Arlington, 2013.

BARBA, P. C. S. D. et al. Prevalence of Developmental Coordination Disorder signs in children 5 to 14 years in São Carlos. Motricidade , Ribeiro de Pena, v. 13, n. 3, p. 22-30, 2017. https://doi.org/10.6063/motricidade.10058

BIM, R. H.; VIEIRA, J. L. L. Desordem coordenativa desenvolvimental em crianças de Escolas Públicas de tempo parcial e integral. Journal of Human Growth and Development , [s. l.], v. 30, n. 1, p. 104-110, jan./abr. 2020. https://doi.org/10.7322/jhgd.v30.9959

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União , Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Matrículas na educação infantil aumentam 12,6% nos últimos cinco anos . Brasília, DF, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/31947-educacao-infantil Acesso em: 8 abril. 2020.

CAÇOLA, P.; LAGE, G. Developmental Coordination Disorder (DCD): an overview of the condition and research evidence. Motriz , Rio Claro, v. 25, n. 2, e101923, 2019. https://doi.org/10.1590/s1980-6574201900020001

CARVALHO, A. F.; COELHO, V. A. C.; TOLOCKA, R. E. Professores de educação infantil e temas sobre inclusão de crianças com deficiência no ensino regular. Educação e Pesquisa , São Paulo, v. 42, n. 3, p. 713-726, jul./set. 2016. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201609151344

CERMAK, S.; GUBBAY, S.; LARKIN, D. What is developmental coordination disorder? Clifton Park: Delmar, 2002.

CHAMBERS, M.; SUGDEN, D. Early years movement skills: description, diagnosis and intervention. London: Whurr, 2006.

CRANE, L.; SUMNER, E.; HILL, E. L. Emotional and behavioural problems in children with Developmental Coordination Disorder: exploring parent and teacher reports. Research in Developmental Disabilities , [s. l.], v. 70, p. 67-74, Nov. 2017. https://doi.org/10.1016/j.ridd.2017.08.001

COSTA, F. A. Mulher, trabalho e família: os impactos do trabalho na subjetividade da mulher e em suas relações familiares. Pretextos , Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 434-452, set. 2018.

CUETO, S. et al. Teachers’ perceptions of preschool children’s psychomotor development in Spain. Perceptual and Motor Skills, Louisvlle, v. 124, n. 4, p. 1-15, Aug. 2017. https://doi.org/10.1177/0031512517705534

DRAGHI, T. T. G. et al. Sintomas de ansiedade e depressão em crianças com transtorno do desenvolvimentoda coordenação: uma revisão sistemática. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 96, n. 1, p. 8-19, jan/fev. 2020. https://doi.org/10.1016/j.jped.2019.03.002

DORNELAS, L. F.; MAGALHÃES, L. C. Desempenho funcional de escolares que receberam diagnóstico de atraso do desenvolvimento neuropsicomotor até os dois anos. Revista Paulista de Pediatria , São Paulo, v. 34, n. 1, p. 78-85, jan./mar. 2016. https://doi.org/10.1016/j.rppede.2015.10.001

FAUGHT, B. et al. Screening for motor coordination challenges in children using teacher ratings of physical ability and activity. Human Movement Science , Amsterdam, v. 27, p. 177-189, Apr. 2008. https://doi.org/10.1016/j.humov.2008.02.001

FERREIRA, L. F. et al. Desordem da coordenação do desenvolvimento. Motriz, Rio Claro, v. 12, n. 3, p. 283-292, set./dez. 2006.

FLETCHER, T.; MANDIGO, J. The primary schoolteacher and physical education: a review of research and implications for Irish physical education. Irish Educational Studies , [s. l.], v. 31, n. 3, p. 363-376, 2012. https://doi.org/10.1080/03323315.2012.710063

GALVÃO, B. A. P. et al. Percepção materna do desempenho de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação. Psicologia em Estudo , Maringá, v. 19, n. 3, p. 527-538, set. 2014a. https://doi.org/10.1590/1413-73722039315

GALVÃO, B. A. P. et al. Perspectiva dos pais sobre as consequências funcionais do transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC): revisão da literatura. Cadernos de Terapia Ocupacional , São Carlos, v. 22, n. 1, p. 187-193, 2014b. https://doi.org/10.4322/cto.2014.020

GEHRIS, J. S.; GOOZE, R. A.; WHITAKER, R. C. Teachers’ perceptions about children’s movement and learning in early childhood education programmes. Child: Care, Health and Development , Oxford, v. 41, n. 1, p. 122-131, Jan. 2014. https://doi.org/10.1111/cch.12136

GENADEKA, K.; HILL, R. Parents’ work schedules and time spent with children. Community Work Fam, Abingdon, v. 20, n. 5, p. 523-542, 2017. https://doi.org/10.1080/13668803.2017.1371672

HARROWELL, I. et al. The impact of developmental coordination disorder on educational achievement in secondary school. Research in Developmental Disabilities , New York, v. 72, p. 13-22, Oct. 2018. https://doi.org/10.1016/j.ridd.2017.10.014

HENDERSON, S.; SUDGEN, D.; BARNETT, A. Movement assessment battery for children: second edition (Movement ABC-2). London: Harcourt Assessment, 2007.

HERNÁNDEZ-NIETO, R. A. Contribuciones al análisis estadístico: sensibilidad (estabilidad y consistencia) de varios coeficientes de variabilidad relativa y el coeficiente de variación proporcional (CVP). el coeficiente de validez de contenido (CVC) y el coeficiente Kappa, en la determinación de la validez de contenido según la técnica de juicio de expertos. Mérida: Universidad de los Andes/IESINFO, 2002.

IWAMIZU, J. S. Tradução, adaptação transcultural, validade e fidedignidade de um instrumento para identificação do perfil motor de crianças entre 3 e 5 anos de idade . Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

JARANI, J.; NICAJ, G. Development coordination disorder in children a parent and teacher guide for early identification (literature review). Academic Journal of Interdisciplinary Studies , [s. l.], v. 2, n. 4, p. 203-207, July 2014. https://doi.org/10.5901/ajis.2014.v3n4p203

JUNAID, K. et al. Teachers’ use of the MABC checklist to identify children with motor cordination difficuties. Pediatric Physical Therapy , Baltimore, v. 12, n. 4, p. 158-163, Winter 2000.

KEIZER, R. et al. The influence of fathers and mothers equally sharing childcare responsibilities on children’s cognitive development from early childhood to school age: an overlooked mechanism in the intergenerational transmission of (dis)advantages? European Sociological Review, Oxford, v. 36, n. 1, p. 1-15, Feb. 2020. https://doi.org/10.1093/esr/jcz046

KWAN, M. et al. Understanding physical activity and motivations for children with developmental coordination disorder: an investigation using the theory of planned behavior. Research in Developmental Disabilities , New York, v. 34, n. 11, p. 3691-3698, Nov. 2013. https://doi.org/10.1016/j.ridd.2013.08.020

LACERDA, T. T. B.; MAGALHÃES, L. C.; REZENDE, M. B. Validade de conteúdo de questionários de coordenação motora para pais e professores. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo , São Paulo, v. 18, n. 2, p. 63-77, 2007. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v18i2p63-77

LANDIS, R.; KOCH, G. The measurement of observer agreement for categorical data. Biometrics, Alexandria, v. 33, n. 1, p. 159-174, Mar. 1977.

LARKIN, D.; ROSE, E. Assessment of developmental coordination disorder. In: SUGDEN, D.; CHAMBERS, M. (org.). Children with developmental coordination disorder. London: Whurr, 2005. p. 135-154.

LODH, R.; COGHILL, J.; FOSTER, H. The clumsy child: juggling diagnosis and signposting to management. Paediatrics and Child Health , Oxford, v. 27, n. 6, p. 276-280, June 2017. https://doi.org/10.1016/j.paed.2017.02.006

MAGALHÃES, L. C. et al. Problemas de coordenação motora em crianças de 4 a 8 anos: levantamento baseado no relato de professores. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo , São Paulo, v. 20, n. 1, p. 20-28, 2009. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v20i1p20-28

MEDEIROS, C. C. M. et al. Transcendendo o problema: percepções de mães e crianças sobre o impacto do transtorno do desenvolvimento da coordenação no dia a dia. Cadernos Brasileiro de Terapia Ocupacional , São Carlos, v. 27, n. 4, p. 792-805, out./dez. 2019. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1818

MILANDER, M.; COETZEE, F.; VENTER, A. The ability of parents to identify grade 1-learners with developmental coordination disorder at home. South African Journal for Research in Sport, Physical Education and Recreation , v. 37, n. 3, p. 55–68, 2015.

MISSIUNA, C. Crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação: em casa e na sala de aula. Hamilton: CanChild - Centre for Childhood Disability Research, 2003.

MISSIUNA, C. et al. A trajectory of troubles: parents’ impressions of the impact of developmental coordination disorder. Physical & Occupational Therapy in Pediatrics , New York, v. 27, n. 1, p. 81-101, 2007.

MISSIUNA, C. et al. “Missed and misunderstood”: children with coordination difficulties in the school system. International Journal of Special Education , [s. l.], v. 21, n. 1, p. 53-67, Jan. 2006b.

MISSIUNA, C. et al. Parental questions about developmental coordination disorder: a synopsis of current evidence. Paediatrics and Child Health , Oakville, v. 11, n. 8, p. 507-512, Oct. 2006a. https://doi.org/10.1093/pch/11.8.507

MISSIUNA, C.; RIVARD, L.; POLLOCK, N. Crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação: em casa, na sala de aula e na comunidade. CanChild - Centre for Childhood Disability Research , n. 905, p. 1-12, 2011.

OLIVEIRA, J. L. A. P.; CREPALDI, M. A. Relação entre o pai e os filhos após o divórcio: revisão integrativa da literatura. Actualidades en Psicología , San José, v. 32, n. 124, p. 91-109, 2018. https://doi.org/10.15517/ap.v32i124.29021

PIEK, J.; EDWARDS, K. The identification of children with developmental coordination disorder by class and physical education teachers. British Journal of Educational Psychology, Edinburgh, v. 67, pt. 1, p. 55-67, Mar. 1997. https://doi.org/10.1111/j.2044-8279.1997.tb01227.x

PRADO, M. S.; MAGALHÃES, L. C.; WILSON, B. Cross cultural adaptation of the developmental coordination questionnaire for Brazilian children. Revista Brasileira de Fisioterapia , São Carlos, v. 13, n. 3, p. 236-246, June 2009. https://doi.org/10.1590/S1413-35552009005000024

PULZI, W.; RODRIGUES, G. M. Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação: uma revisão de literatura. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 21 n. 3, p. 433-444, set. 2015. https://doi.org/10.1590/S1413-65382115000300009

RODRIGUES, L. P.; SARAIVA, L.; GABBARD, C. Development and construct validation of na inventory for assessing the home environment for motor development. Research Quarterly for Exercise and Sport , [s. l.], v. 76, n. 2, p. 140-148, July 2005. https://doi.org/10.1080/02701367.2005.10599276

ROSENBLUM, S.; ENGEL-YEGER, B. Predicting participation in children with DCD. Current Developmental Disorders Reports , Cham, v. 1, p.109-117, 2014.

SANTIAGO, M. C.; SANTOS, M. P.; MELO, S. C. Inclusão em educação: processos de avaliação em questão. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v.25, n. 96, p. 632-651, jul./set. 2017. https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002500652

SARAIVA, L. A.; WAGNER, A. A Relação Família-Escola sob a ótica de professores e pais de crianças que frequentam o ensino fundamental. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v. 21, n. 8, p. 739-772, dez. 2013. https://doi.org/10.1590/S0104-40362013000400006

SOUZA, C. et al. O teste ABC do movimento em crianças de ambientes diferentes. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, v. 7, n. 1, p. 36-47, jan. 2007. https://doi.org/10.5628/rpcd.07.01.36

VALENTINI, N. C; RAMALHO, M. H.; OLIVEIRA, M. Movement assessment battery for children-2: translation, reliability, and validity for Brazilian children. Research in Developmental Disabilities , New York, v. 35, n. 3, p. 733-740, Mar. 2014. https://doi.org/10.1016/j.ridd.2013.10.028

VERÍSSIMO, M. et al. Percepções parentais acerca dos conflitos e benefícios associados com a gestão da família e do trabalho. Diaphora , Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 1-8, jan./jul. 2015.

WILSON, B. et al. Reliability and validity of a parent questionnaire on childhood motor skills. The American Journal of Occupational Therapy , Boston, v. 54, n. 5, p. 484-493, Sep./Oct. 2000. https://doi.org/10.5014/ajot.54.5.484

YU, J. J.; BURNETT, A. F.; SIT, C. H. Motor skill interventions in children with developmental coordination disorder: a systematic review and meta-analysis. Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, Philadelphia, v. 99, n. 10, p. 2076-2099, Oct. 2018. https://doi: 10.1016/j.apmr.2017.12.009

ZWICKER, J. et al. Developmental coordination disorder: a review and update. European Journal of Paediatric Neurology , London, v. 16, n. 6, p. 573-581, Nov. 2012. https://doi.org/10.1016/j.ejpn.2012.05.005




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362021002902921

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank