O retorno de políticas de desconcentração? Mutações no Programa Nacional de Formación Permanente (PNFP). Córdoba, Argentina

Yanina Débora Maturo, María Cecilia Bocchio

Resumo


Nesse artigo pretendemos reconstruir as transformações do Programa Nacional de Formação Permanente (PNFP) de professores, denominado “Nossa Escola”. O foco da análise foram as transformações ocorridas na província de Córdoba, Argentina, após a mudança de governo, em nível nacional, em dezembro de 2015. O trabalho de campo faz parte de duas investigações em andamento realizadas em escolas secundárias de modalidades técnico, profissional e comum. Recuperamos contribuições de entrevistas realizadas com servidores públicos que trabalham em diferentes níveis da administração escolar e que têm tarefas distintas na atuação do programa. A partir das contribuições da Teoria da Regulação Social buscamos caracterizar as novas formas de regulação do programa, identificando as estratégias empregadas pelo governo central e provincial no período de 2016-2019.


Palavras-chave


Programa Nacional de Formação Permanente; Formação Situada de Professores; Políticas Educacionais

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362021002902804

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