Sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de Sao Paulo: mapeamento e tendencias tematicas da produção cientifica brasileira (1996-2011).

Rafael Gabriel de Oliveira Júnior, Adolfo Ignacio Calderon

Resumo


O presente artigo apresenta um mapeamento e analise das tendencias tematicas da produção cientifica brasileira em torno do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de Sao Paulo (SARESP), referente ao periodo de 1996 a 2011, sistematizando 42 estudos, entre teses de doutorado e dissertacoes de mestrado, a partir das seguintes categorias: area do conhecimento, linha do tempo da produção cientifica (cronologia), procedencia institucional, distribuicao regional, principais orientadores, eixos e tendencias tematicas. Verificou-se uma disposicao, por parte dos pesquisadores, em analisar os resultados dos alunos nas provas do SARESP, preocupacoes com os aspectos tecnicos da constituicao das avaliações e as producoes dos alunos, especialmente nas areas de Portugues e Matematica, bem como analises dos impactos desse formato avaliativo no contexto escolar. Constatou-se a predominância de uma comunidade epistemica, hegemônica em termos teorico-discursivos, ancorada no paradigma do conflito.

Palavras-chave


SARESP; Avaliação em larga escala; Avaliação Educacional; Educação Basica

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