Revisitando o debate sobre o público e o privado em educação: da dicotomia à complexidade das politicas públicas

Sofia Viseu

Resumo


O debate sobre o público e o privado tem ganho crescente protagonismo na agenda educativa internacional e em diversos foruns científicos, politicos e sociais. Este artigo visa revisitar este debate, identificando tendencias atuais das medidas politicas que tendem para a introdução de uma logica de mercado nos sistemas educativos. Atraves do olhar das politicas e da administração educacional, o texto recorre a evidencias empiricas disponiveis que mostram os efeitos perversos, particularmente no dominio das desigualdades escolares, que tem resultado da aposta de uma administração centralizada, assim como da introdução de logicas de mercado e de liberalização da educação. Este fenomeno sera interpretado como um indicador da complexidade que reveste as politicas públicas e, nesse sentido, questiona-se a vantagem em manter uma certa dicotomização público/privado que tende a ignorar resultados nao esperados na ação coletiva.

Palavras-chave


Público e privado em educação; Escola pública; Politicas públicas de educação

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