Inserção Social: em busca de sentidos e de indicadores para a avaliação da pós-graduação na área da Educação

Carlos Eduardo Ferraço, Isabel Maria Sabino Farias

Resumo


O artigo problematiza o tema inserção social no processo avaliativo da pós-graduação stricto sensu em Educação no Brasil. Parte do exame da Ficha de Avaliação do quadriênio 2013-2016 para evidenciar como o quesito a inserção social está ali objetivado, análise cruzada com os debates decorrentes do I e II Seminários “O Sistema de Avaliação da Pós-Graduação Brasileira” promovidos pela Anped (2017 e 2018) e com dados de levantamento realizado na Plataforma Sucupira em 168 programas da área da Educação, no relatório anual de 2016, encaminhado pelos PPGE à Capes, das ações identificadas em suas práticas como objetivantes desse item. O que deve ser considerado neste quesito ainda é objeto de pouco consenso, agenda que se complexifica com as mudanças no Sistema de Avaliação da Capes, que propõe avaliá-lo a partir do seu impacto.


Palavras-chave


Inserção Social; Avaliação; Pós-Graduação; Educação

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362020002802413

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