Bullying nas aulas de Educação Fisica: a percepcao dos alunos no Ensino Medio
Resumo
Este estudo avaliativo do contexto escolar teve como objetivo verificar as percepcoes do bullying no Ensino Medio. Foram investigados 49 alunos, entre 17 e 19 anos de idade. Os dados confirmaram a ocorrencia de bullying. Os meninos acreditam que o bullying ocorre com maior frequencia em aulas separadas por sexo (69,2%), sendo que 60,9% das meninas afirmam que o mesmo ocorre mais em aulas mistas. As práticas mais comuns sao agressoes verbais (75,4%), agressoes emocionais (18,4%) e agressoes fisicas (6,2%). Os investigados consideram legitima a ação do professor para a definicao de direitos e obrigacoes, e para controlar os individuos desviantes.
Palavras-chave
Avaliação; Violencia escolar; Bullying; Genero
Texto completo:
SciEloApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)