Os vinte anos da Revista Ensaio analisados por meio de Redes Sociais

Alvaro Chrispino, Marcia Bengio Albuquerque, Patricia Borges Coutinho da Silva

Resumo


A proposta deste trabalho e apresentar os 20 anos de historia da Revista Ensaio, utilizando-se a abordagem de Redes Sociais, mais especificamente a partir da aplicação do software PAJEK. Para alcancar tal objetivo, foram listados todos os artigos publicados nos 80 números que compoem o periodo, registrando autor(es), instituicao a que se vincula o autor e palavras-chave. Para melhor compreensao, alem da analise completa dos 20 anos, usaram-se, como categoria de analise, a primeira e a segunda decadas, permitindo uma visao de evolução. Foram listados 620 artigos, 1.325 autores e 1.131 palavras-chave. A primeira analise dos dados resultou em lista (Top Ten) dos autores que mais publicaram, das instituicoes mais representadas e das palavras-chave mais utilizadas por decada. Note-se que, no total, demonstrou-se que a Ensaio cumpre sua missao, conforme definicao no momento de sua criação.

Palavras-chave


Revista Ensaio; Editoração cientifica; Redes sociais

Texto completo:

SciElo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank